Data/Hora: Sexta Out 24, 2014 23:46

Todos os horários são GMT

responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O que é feito da "GULA" brasileira ?
MensagemEnviado: Segunda Ago 24, 2009 21:33 

Registado: Quarta Ago 05, 2009 5:11
Alguns anos atrás ainda conseguia comprar em Portugal essa fantástica revista brasileira, de gastronomia, chamada GULA. Não confundir com o que por aí circula (ou circulou) com o mesmo nome.

Depois perdi-lhe o rasto. Da última vez que estive no Brasil comprei-a e até tive a agradável surpresa de ver o nosso João Paulo Martins como cronista da revista.

Para aqueles que não conhecem a revista, posso garantir que é uma publicação de categoria mundial.

Várias razões, portanto, para que ela se visse por aí á venda, mas não a encontro.
Alguém me sabe dizer algo ?

Assunto da Mensagem: Re: O que é feito da "GULA" brasileira ?
MensagemEnviado: Quarta Ago 26, 2009 21:18 

Registado: Sábado Abr 18, 2009 14:01
Julgo que entrou em derrapagem, pois que o diretor e outros jornalistas que lá trabalhavam arrancaram com uma nova revista com o nome GOSTO , que já vai na sua segunda aparição. Segundo me contaram no país irmão a edição da Gula entrou numa grande irregularidade de edição o que , certamente não augura grande coisa. Entretanto fazemos votos que o Dias Lopes tenha o maior exito com a nova revista que agora iniciou.

MensagemEnviado: Quinta Ago 27, 2009 0:35 

luigi anatra Escreveu:
Julgo que entrou em derrapagem, pois que o diretor e outros jornalistas que lá trabalhavam arrancaram com uma nova revista com o nome GOSTO , que já vai na sua segunda aparição. Segundo me contaram no país irmão a edição da Gula entrou numa grande irregularidade de edição o que , certamente não augura grande coisa. Entretanto fazemos votos que o Dias Lopes tenha o maior exito com a nova revista que agora iniciou.

É uma pena que uma revista como a GULA entre em derrapagem pois é ou era uma revista já institucional. Esperemos que ela recupere a sua estabilidade. A nova GOSTO será seguramente de qualidade pois se tem Dias Lopes na frente, não tem erro; muita experiência e muita qualidade no jornalismo de bem comer e beber, depois de uma carreira na VEJA, outra grande publicação.

Fica um apelo; mandem as revistas para Portugal.

MensagemEnviado: Quinta Ago 27, 2009 14:52 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
Não conheço ainda o GOSTO. Mas sabendo as pessoas que estão por detrás do projecto, não tenho dúvidas em augurar um sucesso. Aliás revistas como a GULA, já não falando da SAVEUR, é aquele género de revistas que acho que Portugal nunca teve e que eu gostaria um dia de fazer....

MensagemEnviado: Quinta Ago 27, 2009 23:59 

joão geirinhas Escreveu:
Não conheço ainda o GOSTO. Mas sabendo as pessoas que estão por detrás do projecto, não tenho dúvidas em augurar um sucesso. Aliás revistas como a GULA, já não falando da SAVEUR, é aquele género de revistas que acho que Portugal nunca teve e que eu gostaria um dia de fazer....

E haveria muitos leitores. São publicações mais abrangentes.

MensagemEnviado: Sexta Ago 28, 2009 8:36 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
Jose_Carlos Escreveu:
E haveria muitos leitores. São publicações mais abrangentes.

Pois.... Mas são muito mais caras em termos de produção e o mercado publictário ainda é muito curto.

MensagemEnviado: Quarta Set 02, 2009 17:25 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 0:07
joão geirinhas Escreveu:

Já vi o primeiro número e gostei. Melhor sepração entre vinhos e culinária, bons textos históricos do Dias Lopes (como sempre, aliás...), provas, receitas originais, boas fotos. Têm razão, aquilo das duas uma: ou se faz num país de mão de obra barata ou então custa uma fortuna. E eu que gostava muito que houvesse Gosto em Portugal :(
Será que temos de esperar muito? E que tal menos revistas de vinhos e uma boa revista de vinhos e culinária, a sério?

MensagemEnviado: Quarta Set 02, 2009 20:14 

[quote="João Paulo Martins

... das duas uma: ou se faz num país de mão de obra barata ou então custa uma fortuna. E eu que gostava muito que houvesse Gosto em Portugal

Será que temos de esperar muito? E que tal menos revistas de vinhos e uma boa revista de vinhos e culinária, a sério?[/quote]

Não percebi a questão da mão de obra. Refere-se á produção física da revista ou aos autores dos conteúdos? É que neste último capítulo, tenho a ideia, que estando a falar de profissionais de elite eles serão mais bem pagos lá.

Quanto a haver menos revistas de vinhos, o planeta e, as árvores em especial, agradeceriam e eu também. Algumas não fazem cá falta nenhuma.

Uma boa revista de culinária "á séria", com um bom complemento de vinhos, seria muito bem vinda. Pessoalmente sinto muita falta.

Já agora que essa revista tivesse para com a grande cozinha tradicional portuguesa o mesmo carinho que a RV de vinhos tem pelos vinhos portugueses. Penso eu de que...

MensagemEnviado: Quarta Set 02, 2009 21:05 

Jose_Carlos Escreveu:
João Paulo Martins Escreveu:

... das duas uma: ou se faz num país de mão de obra barata ou então custa uma fortuna. E eu que gostava muito que houvesse Gosto em Portugal

Será que temos de esperar muito? E que tal menos revistas de vinhos e uma boa revista de vinhos e culinária, a sério?

Não percebi a questão da mão de obra. Refere-se á produção física da revista ou aos autores dos conteúdos? É que neste último capítulo, tenho a ideia, que estando a falar de profissionais de elite eles serão mais bem pagos lá.

Quanto a haver menos revistas de vinhos, o planeta e, as árvores em especial, agradeceriam e eu também. Algumas não fazem cá falta nenhuma.

Uma boa revista de culinária "á séria", com um bom complemento de vinhos, seria muito bem vinda. Pessoalmente sinto muita falta.

Já agora que essa revista tivesse para com a grande cozinha tradicional portuguesa o mesmo carinho que a RV de vinhos tem pelos vinhos portugueses. Penso eu de que...

Caro Jose Carlos:
Referia-me aos custos em geral que vão desde os custos do papel, impressão e custos operacionais. E não estava a pensar no Brasil, referia-me ao assunto em abstracto. Quanto ao pagamento aos profissionais não duvido do que você disse. E já tive a amarga experiência de ter sido convidado para ser colaborador de uma revista inglesa de grande prestígio (cujo nome o bom gosto me obriga a omitir...) e o que me disseram (com o choradinho terceiro mundista que «tinham muitas dificuldades» é que pagavam 150 € por artigo.
Tá-se mesmo a ver que em países decentes como o Brasil a coisa piará mais fino. Penso eu de que... ;)

MensagemEnviado: Quarta Set 02, 2009 21:55 

Caro Jose Carlos:
Referia-me aos custos em geral que vão desde os custos do papel, impressão e custos operacionais. E não estava a pensar no Brasil, referia-me ao assunto em abstracto. Quanto ao pagamento aos profissionais não duvido do que você disse. E já tive a amarga experiência de ter sido convidado para ser colaborador de uma revista inglesa de grande prestígio (cujo nome o bom gosto me obriga a omitir...) e o que me disseram (com o choradinho terceiro mundista que «tinham muitas dificuldades» é que pagavam 150 € por artigo.
Tá-se mesmo a ver que em países decentes como o Brasil a coisa piará mais fino. Penso eu de que... ;)

Prezado João Paulo

Pois percebi e estamos em sintonia quanto ao Brasil, um país onde passei fantásticos 5 anos e me pude aperceber da paixão e da cultura do vinho que move as pessoas.

Aproveito para lhe transmitir que os meus companheiros de confraria compravam religiosamente o seu guia que fazia parte da "biblioteca oficial" ao lado dos outros guias; Parker, Penin, Gambero Rosso, Hachette, etc.

O que para o único "portuga" da confraria era sempre reconfortante.

Nos estados do sul do país,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que são estados ótimos como deve saber, era muito difícil comprar a Revista de Vinhos. Espero que a coisa tenha melhorado.

MensagemEnviado: Terça Set 08, 2009 16:41 

Jose_Carlos Escreveu:

Caro Jose Carlos:

Prezado João Paulo

Pois percebi e estamos em sintonia quanto ao Brasil, um país onde passei fantásticos 5 anos e me pude aperceber da paixão e da cultura do vinho que move as pessoas.

Aproveito para lhe transmitir que os meus companheiros de confraria compravam religiosamente o seu guia que fazia parte da "biblioteca oficial" ao lado dos outros guias; Parker, Penin, Gambero Rosso, Hachette, etc.

O que para o único "portuga" da confraria era sempre reconfortante.

Nos estados do sul do país,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que são estados ótimos como deve saber, era muito difícil comprar a Revista de Vinhos. Espero que a coisa tenha melhorado.

São psts destes que nos alegram o dia. Obrigado. Já vou dormir um sono de santo!! ;)

MensagemEnviado: Quinta Set 17, 2009 11:42 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
A GOSTO já vai para sua 3ª edição. Está a terminar de circular a
2ª edição. Feijoada na capa. Entrevista de abertura com Maria de
Lourdes Modesto, em que defende baixar a quantidade de açucar
dos doces portugueses.

Nos vinhos, abre a capa dos vinhos o Quinta do Vesúvio 07 (Douro), com nota
de prova deste que vos escreve. Idem uma vertical de Don Melchor (1995 a 2006) e uma seleção de 35 tintos best buys de preços abaixo de R$ 90,00 (aprox. EURO 30,00, oq eu equivale a vinhos de uns 12 euro e abaixo aí em POrtugal). Provados 45 às cegas, selecionamos35. Em primeiro, Pencarrow Pinot Noir 2006 (R$ 90,00). Em segundo, QUInta do Crasto 07 (R$ 70,00), em terceiro Catena Malbec 06 (R$ 50,00), etc... Entrevista do Michel Rolland, que passou por aqui para a visita à Miolo, onde dá consultoria, etc.

Na terceira edição teremos uma vertical de Châteu de Beaucastel (tinto) e uma extensa prova (às cegas) com os Pinot Noir chilenos disponíveis no mercado brasileiro., etc...

A circulação dos 2 primeiros números superou as espectativas mais otimistas.

Guilherme

MensagemEnviado: Sexta Set 18, 2009 13:44 

Guilherme Escreveu:
A GOSTO já vai para sua 3ª edição. Está a terminar de circular a
2ª edição. Feijoada na capa. Entrevista de abertura com Maria de
Lourdes Modesto, em que defende baixar a quantidade de açucar
dos doces portugueses.

Nos vinhos, abre a capa dos vinhos o Quinta do Vesúvio 07 (Douro), com nota
de prova deste que vos escreve. Idem uma vertical de Don Melchor (1995 a 2006) e uma seleção de 35 tintos best buys de preços abaixo de R$ 90,00 (aprox. EURO 30,00, oq eu equivale a vinhos de uns 12 euro e abaixo aí em POrtugal). Provados 45 às cegas, selecionamos35. Em primeiro, Pencarrow Pinot Noir 2006 (R$ 90,00). Em segundo, QUInta do Crasto 07 (R$ 70,00), em terceiro Catena Malbec 06 (R$ 50,00), etc... Entrevista do Michel Rolland, que passou por aqui para a visita à Miolo, onde dá consultoria, etc.

Na terceira edição teremos uma vertical de Châteu de Beaucastel (tinto) e uma extensa prova (às cegas) com os Pinot Noir chilenos disponíveis no mercado brasileiro., etc...

A circulação dos 2 primeiros números superou as espectativas mais otimistas.

Guilherme

Já vi o 2º numero e tenho de dar os parabéns à equipa do Dias Lopes. E ele próprio está cheio de garra, com vários textos de grande qualidade. Parabéns

[ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS