Data/Hora: Quinta Maio 23, 2013 19:03

Todos os horários são GMT

responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: TOP CHEF PORTUGAL
MensagemEnviado: Segunda Jul 23, 2012 9:02 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 11:09
Começa já no dia 18 de Agosto. O nosso Chef Nuno Diniz vai ser o Conselheiro dos Chefes concorrentes .

O Juri é composto pelo Chef Cordeiro, Chef Ricardo Costa, e pela Chef Suzana Felicidade. A não perder. E desta vez todos os Chefes são profissionais

http://lifestyle.publico.pt/noticias/30 ... -portugues

Assunto da Mensagem: Re: TOP CHEF PORTUGAL
MensagemEnviado: Segunda Jul 23, 2012 9:37 

E na passada 5ª Feira parte do genérico deste novo programa foi filmado na York House

Imagem

MensagemEnviado: Segunda Jul 23, 2012 17:10 

E neste video, se o virem cuidadosamente, já conseguem ver quem são os concorrentes ao TOP CHEF

http://www.youtube.com/watch?v=YaKPslglfJc

MensagemEnviado: Terça Ago 07, 2012 11:22 

E o segredo foi desvendado. Agora já sabemos quem são os concorrentes ao TOP CHEF http://media.rtp.pt/blogs/topchef/

Por mim só conheço mesmo o Alexandre Silva (ex Bocca) , O João Sá ( G-Spot), e o Igor Martinho ( ex-Hemingway)

MensagemEnviado: Terça Ago 07, 2012 11:26 

Conhecem mais algum destes concorrentes?

MensagemEnviado: Terça Ago 07, 2012 14:27 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
não...

alguns são muito jovens

já se sabe como vai ser o formato do programa? vai ser uma eliminação por semana, como no masterchef?

eu vejo que noutros países estas séries são muito mais longas, com maior variedade de provas e mesmo algumas repescagens.

MensagemEnviado: Terça Ago 07, 2012 15:20 

xarax Escreveu:
não...

alguns são muito jovens

já se sabe como vai ser o formato do programa? vai ser uma eliminação por semana, como no masterchef?

eu vejo que noutros países estas séries são muito mais longas, com maior variedade de provas e mesmo algumas repescagens.

Sei nada pois o Nuno Diniz leva isto do segredo muito a sério, mas penso que sim que sai um por semana e no final ficam 4, e desses 4 ganha um.

Imagem

Posso enganar-me mas olhando para estes concorrentes todos quase que apostava que o Alexandre, o Igor, e o João Sá serão os 3 finalistas. O 4ª pode ser o Chefe do Convento do Espinheiro. Mas estes concursos por vezes não têm lógica .

MensagemEnviado: Terça Ago 07, 2012 15:22 

E às vezes estes mais novinhos são muito bons e pode aparecer uma surpresa. Mas por enquanto o meu palpite é nestes 4

MensagemEnviado: Quinta Ago 09, 2012 11:41 

E aqui fica o genérico do programa :

http://videos.sapo.pt/WKUkzd8plYCSUyjFeYL4

MensagemEnviado: Quinta Ago 09, 2012 14:35 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
Não sei o que vai valer o programa e certamente não servirá de guia a visualização (repetida) da versão americana do Top Chef. Os meios serão diferentes e não haverá provavelmente tanto "espectáculo"!
Mas pessoalmente tenho pena que tenha sido abandonado o formato Master Chef, capaz de criar maior empatia entre os concorrentes e o espectador comum.

Apesar disso, continuo a achar que é bom ter programas destes em tv's generalistas. Faz despertar o interesse pela cozinha e pela gastronomia e abre as mentalidades dos clientes.

Não faço ideia de quem serão os favoritos - estou como o Zé Tomaz e só conheço os três que ele cita. Mas louvo desde já a disponibilidade e humildade do Alexandre Silva que não vira a cara à luta e agarrou esta oportunidade num período dificil depois do fecho do Bocca.

MensagemEnviado: Quinta Ago 09, 2012 17:00 

Registado: Sexta Jul 15, 2011 7:35
xarax Escreveu:
não...

alguns são muito jovens

Se for igual ao americano todos os episódios terão 2 desafios, um "Quickfire challenge" relativamente mais curto e que serve apenas para dar alguma vantagem para o "Elimination Challenge".

Foi o Top Chef USA que me despertou a curiosidade fine dining à cerca de 6 anos (se a memória não me falha), pelo que é com expectativa que aguardo a versão nacional.

Esperto que o nível dos desafios, de um ponto de vista do entretenimento esteja ao nível do congénere americano, com "Quickfire challenges" como "Toma 3 dollars, tens ali uma vending machine, desenrasca-te".

Cumprimentos,

MensagemEnviado: Quinta Ago 09, 2012 18:58 

PedroBeltrao Escreveu:

Esperto que o nível dos desafios, de um ponto de vista do entretenimento esteja ao nível do congénere americano, com "Quickfire challenges" como "Toma 3 dollars, tens ali uma vending machine, desenrasca-te".

Cumprimentos,

Este é fantástico e precisa de grande imaginação, MUITO grande mesmo

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 13:56 

Gostei do programa, bem mais do que do MasterChef, acho que a produção também vai aprendendo com a experiência.

Penso que 13 episódios é pouco, e nos TopChefs lá de fora eles fazem render mais o peixe. Os episódios são longos, e se a primeira parte teve algum pormenor, na segunda parte foi mais a despachar. Com isso perde-se um pouco a ênfase na cozinha, nos pratos. Muitas vezes nem se consegue perceber o nome do prato, ou as componentes que leva. Todo o foco é na parte "concurso", o reality show, o sangue, gente a ser expulsa, etc. Acho que isso é um dos defeitos do programa. Aliás, dentro deste comentário, penso que o Nuno Diniz está muito mal aproveitado. Anda por ali, pergunta o que vão fazer, não faz grandes comentários. Um exemplo é a cozedura da couve-flor em água, então ele não poderia ter dito que era melhor em leite ou natas? Suponho que o Nuno dê umas dicas mas em off, ou seja, acaba por não passar para o público a sua intervenção, que poderia ser das mais interessantes do ponto de vista didáctico, e da culinária.

Sobre os resultados, gostei muito da prova e da atitude do João Sá. É evidente que o admiro e conheço há muto tempo, mas ele esteve realmente à altura do desafio. Não só no prato que apresentou, imaginativo, ousado, como penso que deve ser neste programa, mas também mais tarde quando foi preciso chegar-se à frente como lider. Não só o ter a coragem de o ser, mas também a forma humilde como o fez. Liderar é um papel como qualquer outro, tem mais destaque mas também fica mais exposto. Parabéns ao Sá, e temos candidato à vitória.

Só conheço um outro candidato, o Igor Martinho, que penso que foi algo beneficiado pelo árbitro. Mal ouvi a descrição do prato dele pensei "como é que ele fez e reduziu uma caldeirada em 45minutos?" e logo o Ricardo Costa disse que sabia a cru. Ao mesmo tempo, o outro concorrente, o Rui Sequeira, muito miúdo mas com talento, o único defeito do prato dele era a quantidade. Ou seja, fiquei com a noção de que os galões e o pedigree aqui mandaram mais do que o conteúdo do prato. Espero ter-me enganado, porque a última coisa que precisamos é de um concurso que seja enviesado.

Quem ganhará é difícil dizer. Acho que qualquer erro em qualquer altura pode enviar um bom concorrente borda fora, e mudar o jogo no episódio seguinte.

Entretanto, ganhamos nós, que nos vamos divertindo e aprendendo algo. Acho que poderíamos aprender mais, mas isso fica por conta da produção, que está ainda algo verde...

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 15:28 

Luis,

Acho que tens toda a razão, as intervenções do Nuno Diniz, que em principio são didáticas, estão MUITISSIMO cortadas e é pena. Não foi só a da couve-flor mas a do nabo e da maçã também

Adorei ver que o João Sá tem enormes qualidades de liderança, e penso que a vitória da equipe dele se deve exactamente ao facto dele ter assumido a liderança.

Se o Alexandre Silva tem feito o mesmo...

Gosto muito do desafio eliminatório ser "às cegas" pois impede o tal "enviesamento" que falas.

Enfim vamos ver o que nos reservam os próximos episódios e vou ver se consigo convencer o Nuno vir aqui fazer alguns comentários para nós no final dos episódios.

Entretanto e à margem do programa, o Nuno está a gravar uns videos com o tema " Termos esquisitos " Aqui fica o primeiro :

http://www.youtube.com/watch?v=FV3LY6jI ... detailpage

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 20:21 

Registado: Quinta Mar 19, 2009 21:55
Meus caros,
Como devem calcular não poderei dizer muito, de qualquer forma posso confirmar que há um aconselhamento discreto e reduzido (trata-se afinal de um concurso) com a preocupação de incidir em pistas e não em soluções.
Cada programa que vocês irão (ou não) ver, tem cerca de 90m e corresponde a 3 dias de gravações. Isto significa que o resultado final é uma selecção reduzidíssima do que se passa.
Para além disso eu tenho passado a maior parte dos dias na companhia dos concorrentes, e nesses espaços que não são gravado falamos muito das provas passadas e brincamos sempre sobre o tema das provas futuras. Quando a prova finalmente acontece, há sempre um ou mais que se lembra que eu tinha já sugerido que o tema em causa iria de alguma forma, aparecer.
Estas pistas são sempre dadas em conversas com todos os concorrentes; juntos e ao mesmo tempo. ;)

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 20:26 

Nuno, conta-nos algo sobre a forma como 72 horas se trasnformam em 1h30m

por exemplo:

uma prova de 45 minutos. o prato é cozinhado, está pronto a servir e depois? é provado logo? ou vão-se fazer mais uns takes e de alguma forma o prato é depois re-aquecido, ou finalizado?

acho isso muito importante, há pratos que são feitos para serem servidos naquele instante, e a espera seria impossível...

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 20:50 

Registado: Quinta Mar 19, 2009 21:55
Não serão 72h pois eu já não tenho idade para não dormir, mas são muitas!
Tudo tem takes menos a prova propriamente dita, que começa e acaba de acordo com o tempo real marcado no cronómetro.
Os concorrentes só têm conhecimento do que vai ser a prova momentos antes de ela começar. Só sabem quais os ingredientes disponíveis depois de o tempo começar a rolar.
Quando a prova acaba os concorrentes não podem voltar a tocar no prato. A partir daqui é televisão...Muitas vezes passa-se mais de 1 hora até ao júri provar os pratos, pelo que terá que estar preparado para comer tudo frio sem, obviamente, penalizar os concorrentes.

MensagemEnviado: Segunda Ago 20, 2012 21:02 

Nuno Diniz Escreveu:
Não serão 72h pois eu já não tenho idade para não dormir, mas são muitas!
Tudo tem takes menos a prova propriamente dita, que começa e acaba de acordo com o tempo real marcado no cronómetro.
Os concorrentes só têm conhecimento do que vai ser a prova momentos antes de ela começar. Só sabem quais os ingredientes disponíveis depois de o tempo começar a rolar.
Quando a prova acaba os concorrentes não podem voltar a tocar no prato. A partir daqui é televisão...Muitas vezes passa-se mais de 1 hora até ao júri provar os pratos, pelo que terá que estar preparado para comer tudo frio sem, obviamente, penalizar os concorrentes.

hm... interessante

a mim não preocuparia tanto o frio como a "perda do ponto", o que em certos pratos é fundamental, sei lá, o risotto, ou o peixe, pratos que não arrefecem só, mas continuam a cozinhar

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 13:59 

Registado: Domingo Fev 15, 2009 20:09
Vi alguns programas e gostei. Há no entanto certos aspectos que não entendo. Por exemplo:
No Top Chef USA, por vezes, um concorrente tem como vantagem meia hora mais para confeccionar um prato. Ele sabe à partida que tem essa vantagem.
No nosso, aconteceu algo que não compreendo. Em vez do concorrente ganhar mais meia hora para cozinhar, os outros tiveram meia hora menos.
Mas, o que acho um absurdo, é que isto lhes foi comunicado uma hora antes do tempo terminar.
Quando faltava uma hora para o tempo terminar, foi-lhes informado que tinham apenas meia hora, salvo o concorrente que tinha ganho o desafio anterior.
Aqueles que tinham arriscado mais, com pratos mais complexos, não tiveram tempo para os terminar, como foi o caso do Alexandre Silva. Os favorecidos foram os que tinham pratos mais básicos. Isto, IMHO, não faz sentido nenhum..... :evil:

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 15:21 

P R Escreveu:
Vi alguns programas e gostei. Há no entanto certos aspectos que não entendo. Por exemplo:
No Top Chef USA, por vezes, um concorrente tem como vantagem meia hora mais para confeccionar um prato. Ele sabe à partida que tem essa vantagem.
No nosso, aconteceu algo que não compreendo. Em vez do concorrente ganhar mais meia hora para cozinhar, os outros tiveram meia hora menos.
Mas, o que acho um absurdo, é que isto lhes foi comunicado uma hora antes do tempo terminar.
Quando faltava uma hora para o tempo terminar, foi-lhes informado que tinham apenas meia hora, salvo o concorrente que tinha ganho o desafio anterior.
Aqueles que tinham arriscado mais, com pratos mais complexos, não tiveram tempo para os terminar, como foi o caso do Alexandre Silva. Os favorecidos foram os que tinham pratos mais básicos. Isto, IMHO, não faz sentido nenhum..... :evil:

concordo contigo, acho infame o que lhes fizeram

tal como é infame trocar os autores das confecções a meio

dá privilégio ao espectáculo, mas prejudica o rigor culinário, que deveria ser o mote do programa

em suma, palhaçada, falta um roteirista

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 16:29 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 11:51
Acrescento que a vertente didáctica do programa é quase nula, privilegiando-se, de facto, o espectáculo. Fala-se muito de ingredientes e pouco de técnicas.

A corrida contra o relógio impera, na prática, do que se vê, vale o "empratamento" e os 3 minutes eggs...

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) :mrgreen:

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 16:45 

Registado: Domingo Fev 15, 2009 20:09
P R Escreveu:
Vi alguns programas e gostei. (..)

Quando digo que gostei, foi principalmente do trabalho que vi de alguns chefes. O programa em si, ok !.... não estava à espera de muito mais......
Poderiamos fazer muito melhor mas, a favor das audiências, enfim...
Nada como o Master Chef Austrália, esse sim, top...

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 20:46 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
xarax Escreveu:
P R Escreveu:

dá privilégio ao espectáculo, mas prejudica o rigor culinário, que deveria ser o mote do programa

E nao acham que ha ali uma friccao entre o Chefe Cordeiro e o Alexandre Silva?

MensagemEnviado: Terça Out 23, 2012 21:42 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 11:51
joao geirinhas Escreveu:
xarax Escreveu:
P R Escreveu:

E nao acham que ha ali uma friccao entre o Chefe Cordeiro e o Alexandre Silva?

Há, velha, e alimentada... Mas eu aposto no futuro... 8-)

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) :mrgreen:

MensagemEnviado: Quarta Out 24, 2012 14:32 

Registado: Segunda Mar 09, 2009 15:28
Mesmo para quem como nós gosta destes temas, o programa é muito comprido, sobretudo porque não dá enfâse ao que é mais interessante... mas enfim, é tv e não uma revista especializada, compreendo.

Sinceramente o que mais me custa é a monotonia das avaliações, sempre os mesmos 3 jurados (vá lá, esta semana tinham uma especialista em cozinha molecular), sempre com a mesma pose altiva...

Comparando com o Top Chef USA acho que não vem a propósito eles provarem os pratos sentados numa mesa, de jaleca (quando nem estão na cozinha...) com ar importantíssimo. Sinceramente acho que o júri é o elo mais fraco.

Bastava terem convidados a rodar e passarem a prova do "fogo cerrado" para a cozinha para a coisa ser mais dinâmica e interessante.

POderá ser uma questão de orçamento mas julgo que muitos chefs apareceriam de bom grado no programa para provas específicas.

Quanto aos concorrentes aqueles que já conhecia parecem de facto os melhores, Alexandre Silva, Igor Martinho, João Sá...

[ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS