Data/Hora: Terça Jun 18, 2013 6:36

Todos os horários são GMT

responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Formigas da Jutlândia
MensagemEnviado: Segunda Jul 16, 2012 15:18 

Registado: Quarta Mar 11, 2009 11:12
A história é simples: apesar dos Jogos Olímpicos, no início do ano o Claridge’s não tinha ainda reservas para a sala de jantar grande (deverá tratar-se do Ballroom, com capacidade para 192). Pensou então em contactar o NOMA. Foi estabelecido acordo e a coisa está em preparação pelo menos desde Março. Success success: sendo necessário comunicar interesse antecipadamente foram recebidas 10,000 pré-inscrições, e quando abriram as reservas online os 3,620 lugares esgotaram em 2 horas.

Saberiam das formigas? Já que até a preparação com formigas fará parte do menu: a formiga da Jutlândia sabe a citronela (a citronela é uma erva usada na cozinha do SE asiático e provém de países quentes; é também um biopesticida, muito usado aqui na modalidade de vela para afastar as melgas nesta altura do ano). Serão precisas 22,000 por dia (como farão para contar?) e terão de ser trazidas pessoalmente pelo fornecedor dinamarquês (havendo que as manter separadas segundo a exacta proveniência, de contrário lutariam até à morte). Servidas em vida para que não haja perda de sabor, sobre uma folha de alface, ligeiramente frescas e anestesiadas.

Tinham-me passado despercebidas as formigas no menu do NOMA (e não constam debaixo da letra a - ants - no livro sobre o NOMA, Phaidon, 2010).

Incluir insectos na dieta é questão de que se fala há bastante tempo no contexto dos grandes tópicos. A edição italiana da revista Wired dedicou um nº ao assunto há uns dois anos (deu a cara o Chef Carlo Cracco). E no Fortnum & Mason podem comprar-se desde há muitos anos insectos vários secos, entre os quais escorpiões, em envelope transparente.

http://www.friendsofeurope.org

Assunto da Mensagem: Re: Formigas da Jutlândia
MensagemEnviado: Segunda Jul 16, 2012 20:03 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 11:51
É por estas e muitas mais que nunca serei um verdadeiro gourmet... 8-)

O termo gastrónomo faz-me lembrar os velhos tempos das "Ciências Naturais" - entre gastrónomo e gastrópode venha o diabo e escolha, embora o termo (e o conceito) gastronomia me seja simpático... :roll:

Tenho muitas e sérias reservas sobre a filosofia de que "tudo o que mexe é para comer", é-me bem mais fácil abordar vegetais... quaisquer que sejam... :P

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) :mrgreen:

[ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB