Data/Hora: Quinta Jun 20, 2013 11:03

Todos os horários são GMT

responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: sugestões em S.Miguel + Pico
MensagemEnviado: Quarta Jul 11, 2012 1:23 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
Caros, de férias uns dias pelos Açores, ocorre perguntar o que é imperdível de sabores e vinhos aqui por estas duas ilhas. Já descobri algumas coisas boas, resta saber o que me falta.

Restaurantes, produtos, garrafeiras, lojas?

Obrigado
Luis

Assunto da Mensagem: Re: sugestões em S.Miguel + Pico
MensagemEnviado: Quarta Jul 11, 2012 9:27 

Registado: Domingo Jan 15, 2012 18:17
xarax Escreveu:
Caros, de férias uns dias pelos Açores, ocorre perguntar o que é imperdível de sabores e vinhos aqui por estas duas ilhas. Já descobri algumas coisas boas, resta saber o que me falta.

Obrigado
Luis

Bom dia.

Em Lagoa, o restaurante Borda D'Agua (no largo do Porto) tem um cherne como eu nunca comi (e duvido que volte a comer melhor).
E a preocupação em servir bem julgo que fica evidente na seguinte estória: chegámos ao restaurante e ele estava cheio. Um conjunto de pessoas locais juntou-se a outra mesa para abrir lugar para nós e fomos atendidos quase de imediato. Tudo começava bem, mas depois a espera prolongou-se e comecei a desesperar a pensar que era daqueles sítios em que quem vem de fora "espera e paga". Quando finalmente me trouxeram as mais impressionantes postas de cherne que já vi, cozinhadas na perfeição e de uma fescura irrepreensível, tive direito a desculpas e explicações. O "bicho" que estava a ser cortado já não tinha as postas mais altas quando chegámos. Decidiram esperar para "enxertar" um novo para garantir que comíamos do melhor. Daí a demora. Fiquei estupfacto e pedi para por favor comunicarem com os clientes, com quem claramente se preocupam tanto.
Desculpem o testamento, mas parece-me uma boa estória de algo que é muito provável de acontecer nos Açores ou com Açorianos (gente grande!).

MensagemEnviado: Quarta Jul 11, 2012 16:13 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 10:36
xarax Escreveu:

Obrigado
Luis

Xarax,
começo pelo Pico.
Aqui as hipóteses levantadas pelo saudoso David Lopes Ramos num artigo para a Fugas resumem bem onde se come no Pico.
Ancoradouro perto da Madalena é onde se come melhor no Pico. Tratam bem o peixe e tem uma carta de vinhos simpática.
A outra referência no Pico era o Canto do Paço na Praínha (http://www.cantodopaco.com/) comi bem também. No site do restaurante consegues sacar o pdf do artigo.
De resto há pequenas tascas na maior parte das terras onde com sorte não se come mal. Nas Lajes do Pico o espaço Thallassa (whale watching) tem um cafe/restaurante simpático também.

Vinhos: para além da raridade do Terrantez feito pelo Maçanita que ainda não provei os outros brancos básicos do Pico bebem-se bem (Frei Gigante principalmente). Nos tintos a única coisa minimamente interessante que bebi era um blend talvez merlot/cab sauvignon da adega cooperativa que não era mau. Garrafeiras não há e oferta de supermercado não conheço mas as vezes há surpresas boas.

Depois volto para São Miguel
Boas provas!

MensagemEnviado: Quarta Jul 11, 2012 21:43 

Registado: Quarta Mar 11, 2009 11:12
xarax Escreveu:

Obrigado
Luis

“Imperdível” deveria ser, entre outras coisas, o ananás (ou deveria dizer, mais propriamente, o abacaxi?). Pelo facto de não viajar (pergunto: será que todo e qualquer ananás que viaje desenvolve realmente, e inevitavelmente, uma ponta de amoníaco?).

E depois o peixe, claro (estender-se-á o âmbito do “melhor peixe do mundo” também aos Açores?).

Seria interessante saber qual a variedade de atum mais pescada (Thunnus atlanticus?). E depois os chernes: são pelo menos 7 as variedades conhecidas como “atlânticas”. Qual a mais comum nos Açores? (Epinephelus aeneus?). Enfim, uma opção para as tuas férias, no interesse de todos nós, poderia ser dedicar inteiramente o tempo a deslindar estas questões junto da Capitania de cada ilha e/ou de entidade ainda mais competente...(!)

Boas férias!

http://www.friendsofeurope.org

MensagemEnviado: Domingo Jul 15, 2012 23:32 

Registado: Quarta Jul 11, 2012 22:31
xarax Escreveu:

Obrigado
Luis

sugeria em São Miguel comer peixe fresco, frito, grelhado ou de caldeirada.

Para isso, neste momento existem dois restaurantes com qualidade de produto assinalável:
- O garajau - na freguesia de Ribeira Quente. Decoração típica e bons podutos, sempre frescos.
- Maré Cheia - na freguesia de Porto Formoso, antes da entrada para Praia dos Moinhos. Peixe e polvo assado excelentes. Poucos vinhos.

[ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS