Data/Hora: Sábado Maio 25, 2013 14:08

Todos os horários são GMT

responder  [ 17 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: UMA PÉSSIMA NOTICIA
MensagemEnviado: Sábado Jun 30, 2012 18:17 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 11:09
É com profundo pesar que anuncio que o Bocca encerra hoje as suas portas ao público, após 4 anos de sucessos e conquistas.

A grave crise económica que assola o nosso país levou a quebras inimagináveis nas receitas da restauração. Em simultâneo, todos os custos energéticos subiram vertiginosamente.

Perante a necessidade de aumento da receita fiscal, o estado português decidiu aplicar aquele que considero ter sido o derradeiro golpe de misericórdia: aumentar a taxa de IVA na restauração de 13% para 23%.

É do conhecimento geral que o setor da restauração é um dos que mais contribui para a economia paralela portuguesa. Estou seguro que uma maior e mais eficiente fiscalização seria suficiente para gerar o aumento de receita pretendido, para além de contribuir para uma maior justiça e igualdade entre todos. O governo poderia ter seguido essa opção. Não o fez! Optou por penalizar primeiro os cumpridores. O Bocca sempre foi um desses raros. Provavelmente terá sido erro meu…

Gostaria de deixar um profundo agradecimento a todos os excelentes profissionais que hoje deixam esta casa. Este é um projecto construído e partilhado por todos e sei que o sentimento de enorme injustiça estende-se a todos vós.

Neste momento o nosso país não assegura as condições mínimas para que se possa manter um negócio que, como este, assenta no recurso a mão-de-obra intensiva e altamente qualificada.

Melhores dias virão, com certeza! Por isso, aos nossos clientes não dizemos adeus. Dizemos até um dia!

Pedro Aragão Freitas

http://bocca.pt/pt/2012/06/30/30062012/

Para o Pedro e para o Alexandre Silva aqui fica um apertado abraço esperando vê-los de volta muito rápidamente

Assunto da Mensagem: Re: UMA PÉSSIMA NOTICIA
MensagemEnviado: Sábado Jun 30, 2012 20:35 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 11:51
Foi com imensa pena que soube da notícia.

Um grande abraço de solidariedade ao Pedro Aragão Freitas nesta difícil mas certa e obviamente ponderada decisão.

Dado i) o calendário de fechos do restaurante e ii) as cada vez mais raras deslocações minhas a Lx, acabei por, com grande pena minha, nunca ter tido o prazer de refeiçoar no Bocca.

Continuo a ter como certo que o aumento do iva não foi o golpe de misericórdia na restauração, aumento esse com o qual não concordo até porque sou defensor de uma única taxa de iva, mas toda uma série de condicionalismos que atinge também a restauração.

Assim, a questão é mais profunda e mais larga como toda a gente em todos os sectores obviamente já percebeu, salvo os do costume*.

(*) Este "do costume" nada tem a ver com os "dos costumes" nem com hábitos adquiridos, mas com as moscas cujos pousos são os habituais...

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) :mrgreen:

MensagemEnviado: Sábado Jun 30, 2012 22:29 

Registado: Quarta Out 21, 2009 9:20
Caros Zé Tomáz e Luís,

Obrigado pelas vossa palavras.

mlpaiva Escreveu:
Continuo a ter como certo que o aumento do iva não foi o golpe de misericórdia na restauração, aumento esse com o qual não concordo até porque sou defensor de uma única taxa de iva, mas toda uma série de condicionalismos que atinge também a restauração.

Golpe de misericórdia não significa causa única, nem significa causa principal. Golpe de misericórdia é dar um tiro num animal a morrer. A crise é que está a matar a restauração! O estado, em vez de tentar ajudar o sector, aumentou o IVA de 13% para 23%. Foi um golpe de misericórdia!

Mas a questão do IVA na restauração vai um pouco mais longe. Já vi muitos comentários a dizer que os restaurantes não são bens essenciais e como tal não merecem taxas reduzidas. Em parte têm razão. No entanto, o IVA é o imposto sobre o valor acrescentado. As empresas que compram a 23% e vendem a 23% pagam o imposto sobre o valor que acrescentaram às mercadorias ou serviços. Está correcto. A restauração compra, na sua grande percentagem, a 6 % e vende a 23%. O imposto que suporta é sobre o valor acrescentado e sobre todo o diferencial entre as taxas de compra e venda. É demasiado! É injusto! Acima de tudo, é incomportável!

Um abraço,
Pedro

MensagemEnviado: Domingo Jul 01, 2012 0:38 

Pedro Aragao Freitas Escreveu:
Caros Zé Tomáz e Luís,

Obrigado pelas vossa palavras.

mlpaiva Escreveu:

Golpe de misericórdia não significa causa única, nem significa causa principal. Golpe de misericórdia é dar um tiro num animal a morrer. A crise é que está a matar a restauração! O estado, em vez de tentar ajudar o sector, aumentou o IVA de 13% para 23%. Foi um golpe de misericórdia!

Mas a questão do IVA na restauração vai um pouco mais longe. Já vi muitos comentários a dizer que os restaurantes não são bens essenciais e como tal não merecem taxas reduzidas. Em parte têm razão. No entanto, o IVA é o imposto sobre o valor acrescentado. As empresas que compram a 23% e vendem a 23% pagam o imposto sobre o valor que acrescentaram às mercadorias ou serviços. Está correcto. A restauração compra, na sua grande percentagem, a 6 % e vende a 23%. O imposto que suporta é sobre o valor acrescentado e sobre todo o diferencial entre as taxas de compra e venda. É demasiado! É injusto! Acima de tudo, é incomportável!

Um abraço,
Pedro

O que eu queria dizer com "Continuo a ter como certo que o aumento do iva não foi o golpe de misericórdia na restauração (...) mas toda uma série de condicionalismos que atinge também a restauração." é que o aumento do iva não foi o último tiro que acabou com o sofrimento da restauração.
E na "série de condicionalismos" está incluído que a restauração também se foi suicidando...

Quanto à questão do diferencial do valor do iva (6<>23), como encarar então todos os profissionais liberais e prestadores de serviços com um diferencial de 0<>23?

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.

MensagemEnviado: Domingo Jul 01, 2012 21:46 

Registado: Sábado Dez 26, 2009 8:29
Hoje escrevo não só em meu nome, mas também da Scdd Agric das Areias Gordas.
Fomos fornecedores de vinho ao Bocca durante o último ano e meio, já muito difícil para todos.
Não vou dizer que o Bocca era o meu melhor cliente, porque orgulho-me de só ter clientes como o Bocca. Uma das razões porque não se vê o nosso vinho em muitos sítios, é porque há poucos como o Bocca. Prefiro não ter clientes se não forem como o Bocca, que percebendo o esforço da produção, fazem um grande esforço também. Escasseiam, mas existem, e na figura do Bocca, inclino-me perante todos eles.
Na consultoria de enologia, também já adoptei esta postura, para aquecer, aqueço em casa.
Mas sendo Apenas um dos meus melhores clientes, o Bocca era o meu Cliente Exemplar, e que não me canso, nem cansarei, de o dar como exemplo sempre que um potencial cliente se afigura (muitas vezes depois deste exemplo, ficam-se pelo potencial).
Eis um típico acto comercial com o Bocca, que rapidamente se tornou num acto de Amizade:
1. O Bocca envia-me um mail a dizer: Tomaz preciso de X;
2. Eu respondo por mail: O valor é Y, entrego no dia tal;
3. No dia tal entrego X, e já tenho à espera Y.
Se todos fossem como o Bocca, não só nisto, mas em tudo aquilo que está no seu Comunicado referido acima, isto não tinha chegado onde chegou.
Resta-me dizer Obrigado Ricardo, Pedro, Alexandre, Sérgio, e todos os outros que fiquei a conhecer apenas a cara.
Espero voltar a trabalhar com todos em breve.
E até lá, continuarão a ser o Exemplo.

Tomaz Vieira da Cruz

MensagemEnviado: Segunda Jul 02, 2012 10:18 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
Estive um pouco afastado da rede estes dias, só para descobrir esta notícia triste e até algo revoltante.

A minha solidariedade para o Pedro, o Alexandre e demais equipa, com a certeza que tenho de que não estaremos muito tempo sem ouvir falar deles.

Coragem!
Nestes momentos é precisa.

MensagemEnviado: Segunda Jul 02, 2012 10:40 

Registado: Segunda Maio 10, 2010 11:02
É mesmo caso para dizer que pagou o justo pelos pecadores.
Comi, bebi, e fui muito bem tratado das várias vezes que fui ao Bocca.
E a menina que servia à mesa, Tânia?... por favor digam-me para onde ela foi!
Isto revolta um tipo, como bem diz o Xarax.
Mas, e precisamente sabendo que este caso é diferente dos outros, será que estaremos perante uma maldição dos prémios da RV? É que já começam a ser muitos os que ganham... e quinam...

MensagemEnviado: Segunda Jul 02, 2012 14:18 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
O meu abraço daqui aos excelentes profissionais do Bocca, em especial ao Ricardo Morais, justamente o escanção do ano em exercício.
Que todos eles possam crescer e desenvolver o seu talento rapidamente em novos desafios.
Por agora, é inegável que a cidade de Lisboa fica com a oferta grastronómica mais pobre.

MensagemEnviado: Segunda Jul 02, 2012 15:12 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 10:36
É uma pena ver morrer um projecto destes.
Toda a equipa não merecia este desfecho.

Guardo na memória bons momentos passados no Bocca e considerava o serviço uma referência na restauração lisboeta.

Um abraço ao Pedro e a toda a equipa e votos de muito sucesso no futuro

MensagemEnviado: Terça Jul 03, 2012 1:57 

Registado: Quarta Dez 21, 2011 18:41
Caro Pedro,

infelizmente não fui ao Bocca, por isso tenho pouco a dizer. Mas um restaurante com tantos apoiantes como o Bocca tem que ter uma boa equipa por trás. E isso é razão para não desmotivar.
Se não é indiscreto perguntar, gostava de saber se vai agora seguir a tendência das "tabernas gastronómicas" ou de uma cozinha de autor mais apontado para um target classe media-alta. Pois são um segmento de mercado com bastante procura. E temos muitos casos de sucesso (Cantinho do Avillez, Cervejaria e Tasca da Esquina, Guilty, 1300 Taberna, Darwin's).

MensagemEnviado: Terça Jul 03, 2012 13:06 

Tenho tido pouco tempo para responder, pois o encerramento gera tudo menos descanso para mim. No entanto, não posso deixar de agradecer todas as palavras amigas de apoio. Não resolvem a minha situação e tristeza mas dão força.

TomasFCabral Escreveu:
Se não é indiscreto perguntar, gostava de saber se vai agora seguir a tendência das "tabernas gastronómicas" ou de uma cozinha de autor mais apontado para um target classe media-alta. Pois são um segmento de mercado com bastante procura. E temos muitos casos de sucesso (Cantinho do Avillez, Cervejaria e Tasca da Esquina, Guilty, 1300 Taberna, Darwin's).

Esse é o conceito do momento. Está na moda, é bom e é agradável.

Se eu vou abrir um espaço neste segmento? A resposta é redondamente não!!!

Por um lado, porque o encerramento do Bocca me deixa um prejuízo pessoal muito avultado mas principalmente porque encerro o restaurante com um enorme sentimento de revolta. Enquanto este sector não for mais justo, não volto a fazer parte dele! É berrante a situação de tantos espaços que não facturam nem metade do que vendem, que têm o pessoal todo com ordenados mínimos declarados, que não cumprem com requisitos mínimos ao nível de equipamentos e condições gerais e que continuam abertos e a trabalhar como se nada fosse. E o que faz o estado? Complica ainda mais a vida aqueles poucos que tentam fazer as coisas o mais correctamente possível.

A única coisa que se alterou recentemente foi a obrigação dos bancos declararem as facturações em TPA (sim, porque muitos espaços tinham TPA's para contas pessoais), e a obrigação de ter sistemas certificados a partir dos 100.000 de facturação anual. Já aé lgo, mas onde estão as fiscalizações? De que serve um sistema informático certificado se os pedidos nem chegarem a ser introduzidos?

A realidade é não se fiscaliza in loco. Conheço vários espaços que nunca foram fiscalizados. Em mais de 4 anos eu tive 1 fiscalização económica e 1 da ASAE. A fiscalização económica, ao verificar que estava tudo correcto, disse-nos que o valor da multa, caso a caixa estivesse errada, seria inferior ao valor que estávamos a suportar de IVA nessa noite. E ASAE obrigou-nos a fechar todos os armários de utensílios dentro da cozinha, coisa que nem nos EUA (os maluquinhos da segurança e higiene) é obrigatório. Isto não é suficiente!

No início do ano o governo disse que o IVA pago nos restaurantes iria passar a ser dedutível em IRS. Isto seria óptimo pois as pessoas passariam a pedir factura (este sistema já foi utilizado anteriormente para as despesas médicas e teve um resultado enorme). Qual o resultado? Apenas se pode descontar uma percentagem ridiculamente baixa e tecto máximo é tão irrisório que ninguém liga. É um perfeito disparate!

Atenção. Não estou a dizer que só os incorrectos permanecerão abertos. Alguns justos irão sobreviver e desejo-lhe o maior sucesso do mundo. Mas, de grosso modo, vão pagar os justos pelos pecadores! Enquanto assim for, por muito que goste desta área, limitar-me-ei a ser cliente e espectador.

MensagemEnviado: Terça Jul 03, 2012 13:08 

mlpaiva Escreveu:
Quanto à questão do diferencial do valor do iva (6<>23), como encarar então todos os profissionais liberais e prestadores de serviços com um diferencial de 0<>23?

Não entento. Está a me dizer que os profissionais liberais não podem deduzir o IVA das compras? Se assim for é claramente injusto. Ainda mais injusto. Mas, como costumo dizer, não se pode justificar o mau com o pior.

MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 14:19 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
TomasFCabral Escreveu:

Caro Pedro, a pergunta que me fica é porque não tentou reconverter o conceito do Bocca para essa corrente, que como disse está na moda e foi seguida por muitos dos seus colegas, antes de decidir fechar? Era inviável na mesma?

MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 20:21 

mlpaiva Escreveu:

Não entento. Está a me dizer que os profissionais liberais não podem deduzir o IVA das compras? Se assim for é claramente injusto. Ainda mais injusto. Mas, como costumo dizer, não se pode justificar o mau com o pior.

Não é isso, claro que podem deduzir o IVA das compras, pelo menos de algumas, tudo depende do regime a que estejam vinculados.
Referia-me aos sectores em que a matéria prima é o cérebro, o conhecimento, a capacidade de criar, inovar, resolver questões, etc...
Eu, por um parecer, por ex., sentado na minha secretária ou numa esplanada, terei de acrescentar ao meu trabalho, conhecimento e inspiração, que me terá custado 0 (suponhamos, porque não é possível estabelecer uma relação directa de Valor Acrescentado), mais 23% de IVA, este sim de Valor Acrescentado para todos os mamões (yes!, um homem, um voto...) por quem o Estado entenda distribuir, calando umas bocas, incentivando outras.

Daí, também, a necessidade de pedir facturas para "abater" no iva, colectável, etc... embora também tenham inventado a tributação autónoma...

MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 20:45 

joão geirinhas Escreveu:
TomasFCabral Escreveu:

Caro Pedro, a pergunta que me fica é porque não tentou reconverter o conceito do Bocca para essa corrente, que como disse está na moda e foi seguida por muitos dos seus colegas, antes de decidir fechar? Era inviável na mesma?

Claro que não posso responder pelo Pedro mas entendo que andar ao sabor da moda, só por isso ou como tábua de salvação não leva a lado nenhum. É só uma questão de tempo até à próxima borrasca.
Em termos gerais, quando se tem um projecto sólido, uma orientação firme, quando se sabe que se está no rumo certo, há que saber navegar à bolina; a questão é se os cabedais são suficientes, porque grande nau, grande tormenta.
No caso específico do Bocca só o Pedro pode falar se a geometria foi ou não suficientemente variável...

MensagemEnviado: Quinta Jul 05, 2012 10:17 

joão geirinhas Escreveu:

Caro João,

Por duas razões:

Pedro Aragão Freitas Escreveu:
mas principalmente porque encerro o restaurante com um enorme sentimento de revolta. Enquanto este sector não for mais justo, não volto a fazer parte dele! É berrante a situação de tantos espaços que não facturam nem metade do que vendem, que têm o pessoal todo com ordenados mínimos declarados, que não cumprem com requisitos mínimos ao nível de equipamentos e condições gerais e que continuam abertos e a trabalhar como se nada fosse. E o que faz o estado? Complica ainda mais a vida aqueles poucos que tentam fazer as coisas o mais correctamente possível.

A única coisa que se alterou recentemente foi a obrigação dos bancos declararem as facturações em TPA (sim, porque muitos espaços tinham TPA's para contas pessoais), e a obrigação de ter sistemas certificados a partir dos 100.000 de facturação anual. Já aé lgo, mas onde estão as fiscalizações? De que serve um sistema informático certificado se os pedidos nem chegarem a ser introduzidos?

A realidade é não se fiscaliza in loco. Conheço vários espaços que nunca foram fiscalizados. Em mais de 4 anos eu tive 1 fiscalização económica e 1 da ASAE. A fiscalização económica, ao verificar que estava tudo correcto, disse-nos que o valor da multa, caso a caixa estivesse errada, seria inferior ao valor que estávamos a suportar de IVA nessa noite. E ASAE obrigou-nos a fechar todos os armários de utensílios dentro da cozinha, coisa que nem nos EUA (os maluquinhos da segurança e higiene) é obrigatório. Isto não é suficiente!

No início do ano o governo disse que o IVA pago nos restaurantes iria passar a ser dedutível em IRS. Isto seria óptimo pois as pessoas passariam a pedir factura (este sistema já foi utilizado anteriormente para as despesas médicas e teve um resultado enorme). Qual o resultado? Apenas se pode descontar uma percentagem ridiculamente baixa e tecto máximo é tão irrisório que ninguém liga. É um perfeito disparate!

Um restaurante como o Bocca tem um série de custos fixos que não são admissíveis a um restaurante deste outro conceito, sendo o mais alto os custos com pessoal. A equipa era extensa a altamente qualificada, recebendo salários em consonância com a especificidade do seu trabalho. Mudar de conceito significaria mudar de equipa (ou parte dela). Como sabe, com a legislação de trabalho que temos, isso seria economicamente inviável. Para isso seria preferível encerrar uma empresa e começar outra do zero, mas isso, pelas razões que já expliquei no ponto anterior, não consta dos meus planos para breve.

Um abraço,
Pedro

MensagemEnviado: Quinta Jul 05, 2012 10:20 

mlpaiva Escreveu:
Referia-me aos sectores em que a matéria prima é o cérebro, o conhecimento, a capacidade de criar, inovar, resolver questões, etc...

Para mim, um cozinheiro enquadra-se nesta sua definição ;)

[ 17 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS