Data/Hora: Terça Nov 25, 2014 21:35

Todos os horários são GMT

responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Bacalhau de cura amarela
MensagemEnviado: Segunda Dez 20, 2010 3:29 

Registado: Sábado Dez 18, 2010 0:02
Corriam os últimos anos da década de 80... Findo a caminhada pelo extenso areal do cabedelo, junto à Foz do Douro e com o olhar depositado na antiga Seca de Bacalhau na praia de Lavadores, questionei como se secava aquele peixe. Meu pai explicou-me resumidamente o processo, e dias mais tarde proporcionou-me uma visita à seca de bacalhau em Aveiro onde centenas de bacalhaus curavam lentamente empoleirados nas mesas de secagem...

Hoje, será difícil mostrar algo semelhante ao meu filho...

Difícil é também encontrar um bom bacalhau de cura amarela. O processo tradicional, uma menor quantidade de sal e humidade, o seu tamanho XXL e um teor de gordura mais alto, eram responsáveis pela coloração amarelada.

Nos últimos dois anos `tem sido numa antiga mercearia em frente ao mercado do Bulhão no Porto que consigo encontrar o referido peixe. E limito-me a dividir um bacalhau com uma amiga, pois lá em casa toda a gente lhe torce o nariz!

É na noite de consoada que me vingo aproveitando a presença dos meus pais que também são apreciadores. E nesta noite e só nesta tenho o prazer de comer a tradicional bacalhoada com bacalhau de cura amarela, que me traz à lembrança as memórias da minha infância. É certo que não me livro de cozer algumas postas do "outro" para os mais esquisitos...

Cozo durante pouco tempo para não perder a gordura e ficar suculento. Fica tenro, mas tem um paladar mais intenso e duradouro. E até ao momento é a única forma como preparo este tipo de bacalhau, pois considero que desta forma consigo aproveitar melhor as suas características.

E por aqui fico na minha primeira intervenção...

Isabel

Assunto da Mensagem: Re: Bacalhau de cura amarela
MensagemEnviado: Terça Dez 21, 2010 12:04 

Registado: Segunda Dez 13, 2010 10:50
Desde há algum tempo passei a "cozer" o bacalhau numa panela de vapor. 5 minutos são o suficiente para ele "abrir". O sabor fica todo lá. Faço o mesmo à batata doce, cortada ao meio, com casca.

Cumprimentos!

MensagemEnviado: Terça Dez 21, 2010 13:21 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
Antero Escreveu:
Desde há algum tempo passei a "cozer" o bacalhau numa panela de vapor. 5 minutos são o suficiente para ele "abrir". O sabor fica todo lá. Faço o mesmo à batata doce, cortada ao meio, com casca.

Cumprimentos!

E tem toda a razão. Cada vez aprecio menos cozer alimentos mergulhados em água, a menos que queira aproveitar depois a água de cozedura. O vapor mantém melhor os sabores e a viscosidade do bacalhau. Outra alternativa interessante é o forno (baixa temperatura e pouco tempo) ou confitado em azeite.

MensagemEnviado: Quarta Dez 22, 2010 1:17 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
isso mesmo, é a sabedoria do Gomes de Sá. Manda cozer o bacalhau em água que
não chega a levantar cachão, a seguir de fogo apagado e por pouco tempo, creio no
máximo 20 minutos. Tenho feito assim e não vejo melhor alternativa. Se alguém
souber, que nos diga.

Guilherme

MensagemEnviado: Sexta Dez 24, 2010 0:22 

Registado: Sexta Out 01, 2010 18:42
Pois faz muito bem em preferir o cura amarela, ainda hoje no Brasil chamam a este bacalhau, o bacalhau do Porto, é sem duvída o melhor processo de cura de bacalhau.
Cá em casa o prato de bacalhau de Natal é feito segundo a antiga receita italiana, (nada de "modernismos" como tem vindo a ser alterada a receita original) baccalá al cartoccio.

Zé Nero

IFragoso Escreveu:
Corriam os últimos anos da década de 80... Findo a caminhada pelo extenso areal do cabedelo, junto à Foz do Douro e com o olhar depositado na antiga Seca de Bacalhau na praia de Lavadores, questionei como se secava aquele peixe. Meu pai explicou-me resumidamente o processo, e dias mais tarde proporcionou-me uma visita à seca de bacalhau em Aveiro onde centenas de bacalhaus curavam lentamente empoleirados nas mesas de secagem...

Hoje, será difícil mostrar algo semelhante ao meu filho...

Difícil é também encontrar um bom bacalhau de cura amarela. O processo tradicional, uma menor quantidade de sal e humidade, o seu tamanho XXL e um teor de gordura mais alto, eram responsáveis pela coloração amarelada.

Nos últimos dois anos `tem sido numa antiga mercearia em frente ao mercado do Bulhão no Porto que consigo encontrar o referido peixe. E limito-me a dividir um bacalhau com uma amiga, pois lá em casa toda a gente lhe torce o nariz!

É na noite de consoada que me vingo aproveitando a presença dos meus pais que também são apreciadores. E nesta noite e só nesta tenho o prazer de comer a tradicional bacalhoada com bacalhau de cura amarela, que me traz à lembrança as memórias da minha infância. É certo que não me livro de cozer algumas postas do "outro" para os mais esquisitos...

Cozo durante pouco tempo para não perder a gordura e ficar suculento. Fica tenro, mas tem um paladar mais intenso e duradouro. E até ao momento é a única forma como preparo este tipo de bacalhau, pois considero que desta forma consigo aproveitar melhor as suas características.

E por aqui fico na minha primeira intervenção...

Isabel

MensagemEnviado: Segunda Dez 27, 2010 1:24 

Registado: Segunda Nov 01, 2010 21:25
Caro José Nero,

Quer partilhar a receita do bacalhau?

MensagemEnviado: Segunda Dez 27, 2010 19:01 

Registado: Sexta Out 01, 2010 18:42
Meu caro,

Há várias receitas de baccalá al cartoccio no internet, mas são bastantes diferentes da centenária receita de família.
Como é uma receita da família, não estou autorizado em a divulgar, mas faz parte dos meus planos produzi-la em forma de conserva.
Trata-se de um prato que normalmente todos gostam desde os mais novos até aos mais velhos penso que por esse motivo pode ter sucesso.

Zé Nero
macondo Escreveu:
Caro José Nero,

Quer partilhar a receita do bacalhau?

MensagemEnviado: Terça Dez 28, 2010 21:33 

Registado: Domingo Fev 15, 2009 20:09
joão geirinhas Escreveu:
(...) ou confitado em azeite.

Sinceramente não aprecio nada o bacalhau cozido. Para mim, a melhor alternativa, é o confitado em azeite.

MensagemEnviado: Quarta Dez 29, 2010 16:26 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
P R Escreveu:
Sinceramente não aprecio nada o bacalhau cozido. Para mim, a melhor alternativa, é o confitado em azeite.

Concordo 100%.
Mesmo as pessoas idosas que toda a vida comeram o tradicional bacalhau cozido, acabaram por confessar que aquele que servi na consoada estava de facto muito bom.

[ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS