Home Page - Revista de vinhos
notciasprovaseditorialreportagensenoturismorestaurantessegredos dos vinhosoutros artigoslinksfrum
Data/Hora: Terça Fev 09, 2010 8:14 pm

Todos os horários são GMT

responder  [ 16 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Tinta Roriz - Sempre uma casta de segunda ?
MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 1:57 pm 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54 am
O título pode ser exagerado, mas porque a Roriz
não tem em Portugal a mesma importância de que
desfruta em Espanha ?

Por que sempre ou quase sempre em Portugal vai
em cortes, para afinar e ajustar os vinhos e não tem
a mesma importância que a Touriga; ou Trincadeira
e Alicante B. no Alentejo ? E tampouco aparece em
qualquer região como a casta emblemática ?

Guilherme

Assunto da Mensagem: Re: Tinta Roriz - Sempre uma casta de segunda ?
MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 2:22 pm 

Registado: Quarta Ago 05, 2009 5:11 am
Guilherme Escreveu:
desfruta em Espanha ?

Guilherme

1. Consequência da nossa diversidade de castas mais nobres que não tem paralelo com as espanholas, onde nas regiões mais chegadas a Portugal há uma ditadura da Tempranillo.

2. Talvez por ser quase única nessas regiões espanholas apuraram-se as suas qualidades; a tempranillo espanhola, a solo, dá vinhos fantásticos com uma concentração e riqueza de sabor rara ( que não ocorre em Portugal)

3. A minha dúvida final é ; a Tinta Roriz ( Aragonez) é uma casta portuguesa ou é uma casta originária de Espanha que após muito tempo em Portugal, ganhou digamos "dupla nacionalidade".

4. Depois há a problemática dos clones, mas para isso os enólogos e viticultores bloguistas é que poderiam vir aqui ensinar alguma coisa.

http://naofiltrado.blogspot.com/

última vez editado por Jose_Carlos s Sábado Out 31, 2009 5:03 pm, editado 1 vez no total

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 2:40 pm 

Registado: Segunda Out 26, 2009 9:28 pm
Guilherme Escreveu:
desfruta em Espanha ?

Guilherme

Pessoalmente nunca gostei da T. Roriz ou Aragonês ou Tempranillo para os nossos "compadres". Pode e faz vinhos superbos em Espanha, mas acho que no nosso pais não tem as condições para ela se tornar uma casta de realmente grande nivel como a nossa demasiada famosa Touriga Nacional.
Mas tambem, com a nossa quantidade de castas autochtonas, menos uma não sera assim uma grande perca, mas atenção, não a devemos eliminar por completo, porque pode complementar perfeitamente um vinho, dando lhe as suas caracteristicas proprias.

Manuel

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 3:50 pm 

Registado: Domingo Mar 01, 2009 9:29 am
Mas não nos podemos esquecer da importância da Tinta Roriz nos blends do Douro… Sempre ouvi dizer que quando necessitamos de aumentar o teor alcoólico e de criar resistência à oxidação, lá temos que ir buscar esta casta e muito provavelmente é por isso que a podemos encontrar no mítico Barca Velha e em praticamente todos os clássicos Portos.

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 4:12 pm 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 10:17 pm
Tovi concordo contigo ;) Alem disso, a Tinta Roriz (ou Aragonês) também é muito usada para carregar a cor em lotes onde a coloração é "fraquinha" ou não pretendida... É das castas onde a intensidade de cor é mais elevada e bonita :geek:

Abraço e bom fim de semana a todos.

http://entre-copos.blogspot.com/

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 4:48 pm 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 6:50 pm
Topico bem interessante!

Talvez a razao esteja ligada a questao da adaptaçao aos solos e climas portugueses. Por exemplo, das visitas de produtores que ja fiz, fiquei com a ideia de que a Roriz encontra dificuldades para amadurecer no Dao.
No Douro e no Alentejo parece que ja se da melhor. Mas se calhar fica melhor em blends?
De facto era bom obter opinioes de viticultores e enologos.

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 6:29 pm 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 2:19 pm
Penso que os clones da Rioja e Ribera sao diferentes da grande maioria dos nossos....nao sei se alguém pode confirmar esta afirmacao?

Agora que os "nuestros" produzem grandes vinhos com a dita, aí isso produzem. Fico também com a ideia que em Portugal sempre ouve uma tendencia cultural para trabalhar lotes e nao castas....

Assunto da Mensagem: T.Roriz no Douro
MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 7:02 pm 

Registado: Domingo Fev 15, 2009 1:20 pm
viva,
belo tema este... De facto a T.Roriz nunca foi tida no nosso país como uma casta de excelência, embora existam muitos hectares plantados.
No Douro esta é uma casta que, desde que ando no mundo da enologia, nunca se comportou de maneira semelhante.. Para obter resultados satisfatórios é necessário muitas das vezes intervir em verde, com despampas, mondas de cachos e desfolhas nas devidas épocas.
A título de exemplo, uma mesma parcela de T.Roriz, em '07 apresentou excesso de produção, foi mondada e desfolhada, colhida na altura ideal e daí se obteve um vinho com cor qb, taninos redondos mas persistentes e excelentes notas frutadas, embora com a complexidade limitada que a casta tem.. Em '08 apresentou produção mediana, foi desfolhada, colhida com boa maturação fenólica e, fruto de um ano mais ameno no clima, originou um vinho menos rico em cor, de aroma mais fechado com notas minerais, quase a assemelhar-se com redução, excelente para enriquecer um lote em complexidade, mas insatisfatório a solo. Este ano, a produção foi ainda mais baixa que em '08 mas, devido a um agosto escaldante, não se desfolhou nada, a maturação fenólica parou, os frutos começaram a desidratar, o brix a disparar e o resultado foi uma T.Roriz super quente, de sensação doce e que será preciso "refrescá-la", loteando-a com vinhos de acidez mais alta, pois a solo não tem equilibrio.
Pelo exemplo desta parcela, bem como de outros vinhos desta casta que já acompanhei, acho que é uma casta dificil de trabalhar, principalmente em viticultura de montanha, como é o caso do Douro. É caso para dizer que é capaz do melhor e do pior.

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 9:28 pm 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54 am
Talvez ela prefira altitudes maiores e maior frescor,
vide a parte nobre da Rioja e a Ribera del Duero ?

No Douro, podem me dizer algo, se ela vai melhor no
alto ou em baixo, nos sítios mais ou menos quentes ?
A jugar pela Quinta de Roriz, origem do nome,
com exposições mais a norte ... ? Seria mesmo o caso da
casta preferir locais mais frescos ?

O Q. Crasto TR, rivaliza com o TN do mesmo ano, e é
mais fino. Acho que 03, não tenho agora certeza de memória.

Creio que também há um Altas Quintas, algo assim, Aragonês,
muito bom.

No Dão parece que ela vai melhor (?), mas sempre em lotes.
Parece-me que em Portugal ela é indispensável para
corte.

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 10:31 pm 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 10:17 pm
Guilherme Escreveu:
corte.

Guilherme, tem razão no que diz, ela aparece muito em lotes, tudo bem que existem excepções...Existem quintas que outrora produziam monocastas TR, mas deixaram-se disso (a Quinta do Cerrado tinha um TR, mas só provei até à colheita de 2001. A partir daí nunca mais vi tal coisa...)... Talvez seja ideia dos produtores, e as TR`s monocasta no Dão estão a desaparecer...

Na minha opinião... :roll:

http://entre-copos.blogspot.com/

MensagemEnviado: Sábado Out 31, 2009 10:34 pm 

Registado: Domingo Mar 01, 2009 9:29 am
JoãoL.P. Escreveu:
(...) é uma casta dificil de trabalhar, principalmente em viticultura de montanha, como é o caso do Douro. É caso para dizer que é capaz do melhor e do pior.

O «JoãoL.P.» tem razão quando diz que a Tinta Roriz “é capaz do melhor e do pior”… Mas no Douro, e a fazer fé no que tenho ouvido ao longo destes anos, não há dúvidas que dá vinho com forte aroma de fruta madura e grande equilíbrio entre o corpo e a acidez. E não serão estas suas qualidades que a elegem como a casta necessária e praticamente obrigatória a entrar no blend do Vinho do Porto?

MensagemEnviado: Domingo Nov 01, 2009 1:32 am 

Antonio Madeira Escreveu:
Topico bem interessante!

Talvez a razao esteja ligada a questao da adaptaçao aos solos e climas portugueses. Por exemplo, das visitas de produtores que ja fiz, fiquei com a ideia de que a Roriz encontra dificuldades para amadurecer no Dao.
No Douro e no Alentejo parece que ja se da melhor. Mas se calhar fica melhor em blends?
De facto era bom obter opinioes de viticultores e enologos.

Por acaso sou enologo, e confirmo que a T. Roriz não esta adaptada para a região do Dão onde trabalho. Mas atenção, ha sempre excessões. ;)

Manuel

MensagemEnviado: Domingo Nov 01, 2009 5:15 pm 

Registado: Terça Fev 17, 2009 3:57 pm
Guilherme Escreveu:
Talvez ela prefira altitudes maiores e maior frescor,
vide a parte nobre da Rioja e a Ribera del Duero ?

No Douro, podem me dizer algo, se ela vai melhor no
alto ou em baixo, nos sítios mais ou menos quentes ?
A jugar pela Quinta de Roriz, origem do nome,
com exposições mais a norte ... ? Seria mesmo o caso da
casta preferir locais mais frescos ?

O Q. Crasto TR, rivaliza com o TN do mesmo ano, e é
mais fino. Acho que 03, não tenho agora certeza de memória.

Creio que também há um Altas Quintas, algo assim, Aragonês,
muito bom.

corte.

Guilherme,
:arrow: Sou produtor só de uvas no Douro - Baixo Corgo.
Tenho plantado TR a:
- 200 mts altitude
- Virado a Nascente
- vinha 5 anos de idade
- terreno xisto, mas profundos
:D Resultado: Quantidades abundantes, graduações entre 13º e 14º, PH este ano um pouco ácido (ano seco com maturações deficientes).
Como produtor de uvas, agrada-me muito esta casta. Poderá, penso eu, ser interessante para quando fizer o meu 1º vinho.

MensagemEnviado: Segunda Nov 02, 2009 10:32 pm 

Registado: Quarta Mar 04, 2009 10:38 am
Por acaso sou enologo, e confirmo que a T. Roriz não esta adaptada para a região do Dão onde trabalho. Mas atenção, ha sempre excessões. ;)

Manuel[/quote
]

Não se pode generalizar desta forma. Fiz excelentes blends com Tinta-Roriz (Cuvée TT 05, 06 & 07, Garrafeira 2005 e Lote 2006) mas tive que aprender primeiro... Mondar (o que custa ao pessoal porque o cacho é tão grande...) e depois esperar para que esteja mesmo bem maduro (o que custa no Dão porque todos estão sempre convencidos que amanhã vem a chuva...). Da colheita de 2008 tenho uma cuba ainda não loteada que vinifiquei com maceração a frio e depois uma fermentação / maceração na Ganimede durante 14 dias. O vinho é mesmo muito bom, frutado e potente e pensei já em engarrafá-lo como monocasta Tinta – Roriz....

MensagemEnviado: Segunda Nov 02, 2009 11:49 pm 

Registado: Quarta Abr 01, 2009 7:59 pm
Confesso não ser um especial fã de vinhos feitos a partir de "Tempranillo" ou "Tinta Roriz-Aragonês". Já tomei tantos espanhóis dessa casta que estou um pouco cansado. Não consigo enxergar grandes variações derivadas do terroir espanhol e encontro os vinhos muito parecidos (seriam parkerizados...).
Em Portugal, além dos exemplos citados, é preciso mencionar o Têmpera 2001 da Quinta do Monte D´Oiro. Um muito bom vinho 100% Tinta Roriz. A despeito das vicissitudes da casta em Portugal, somente esse exemplo já é prova de que o potencial para fazer bons vinhos a partir dela existe.

MensagemEnviado: Terça Nov 03, 2009 5:50 pm 

Peter Viktor Eckert Escreveu:

Manuel[/quote
]

Não se pode generalizar desta forma. Fiz excelentes blends com Tinta-Roriz (Cuvée TT 05, 06 & 07, Garrafeira 2005 e Lote 2006) mas tive que aprender primeiro... Mondar (o que custa ao pessoal porque o cacho é tão grande...) e depois esperar para que esteja mesmo bem maduro (o que custa no Dão porque todos estão sempre convencidos que amanhã vem a chuva...). Da colheita de 2008 tenho uma cuba ainda não loteada que vinifiquei com maceração a frio e depois uma fermentação / maceração na Ganimede durante 14 dias. O vinho é mesmo muito bom, frutado e potente e pensei já em engarrafá-lo como monocasta Tinta – Roriz....

Como escrevi: ha sempre excessões e ainda bem. ;)

[ 16 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS