Data/Hora: Quinta Out 23, 2014 5:51

Todos os horários são GMT

responder  [ 150 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Prova Especial "Grandes Brancos Portugueses"
MensagemEnviado: Sábado Out 10, 2009 23:04 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 22:17
Jose_Carlos Escreveu:
Espero que não seja o último....

Nem vai ser... As grandes "pielas" (desculpem a palavra") curam-se com o quê? Com água ou para outros, um cházinho bem reconfortante... :mrgreen: :mrgreen:

MensagemEnviado: Segunda Out 12, 2009 21:38 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 10:31
Jose_Carlos Escreveu:
NÃO HÁ GRANDES BRANCOS PORTUGUESES.

Há meia dúzia, uma dúzia com muito boa vontade de vinhos bons a preços sensatos e depois há alguns vinhos com pretensões a preços disparatados.

Normalmente estes últimos, passados 3 a 6 anos da colheita nem para o coelho se aproveitam.

Só a expressão "Grandes" Brancos Portugueses deixa-me logo cheio de alergia....

A opinião é tão politicamente incorrecta como é verdadeira.

Completamente de acordo! Mas penso que a ideia é serem "Grandes" à escala nacional. E assim já funciona ;)

MensagemEnviado: Segunda Out 12, 2009 22:00 

Registado: Quarta Ago 05, 2009 5:11
joão afonso Escreveu:
Jose_Carlos Escreveu:
NÃO HÁ GRANDES BRANCOS PORTUGUESES.

Há meia dúzia, uma dúzia com muito boa vontade de vinhos bons a preços sensatos e depois há alguns vinhos com pretensões a preços disparatados.

Normalmente estes últimos, passados 3 a 6 anos da colheita nem para o coelho se aproveitam.

Só a expressão "Grandes" Brancos Portugueses deixa-me logo cheio de alergia....

A opinião é tão politicamente incorrecta como é verdadeira.

Completamente de acordo! Mas penso que a ideia é serem "Grandes" à escala nacional. E assim já funciona ;)

Prezado João Afonso

Permita-me cumprimentá-lo pela coragem de ser publicamente verdadeiro sobre uma questão "profissionalmente incómoda".

Agradeço também aqueles que por MP ou SMS me contactaram sobre o tópico.

Naturalmente que, á escala nacional, já temos belos vinhos.

MensagemEnviado: Segunda Out 12, 2009 23:16 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
Jose_Carlos Escreveu:
[

Prezado João Afonso

Permita-me cumprimentá-lo pela coragem de ser publicamente verdadeiro sobre uma questão "profissionalmente incómoda".

Agradeço também aqueles que por MP ou SMS me contactaram sobre o tópico.

Naturalmente que, á escala nacional, já temos belos vinhos.

Fica uma pergunta aos floristas:

Se Portugal não tem brancos à altura dos grandes de outros países,
pode vir a ter ?

Guilherme

MensagemEnviado: Terça Out 13, 2009 0:53 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 12:29
O que é um grande branco ?

MensagemEnviado: Terça Out 13, 2009 1:51 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
Alentejano Escreveu:

Talvez um alemão de 2,00m de altura e 150 kg ?

Ou o famoso tubarão de mesmo nome ?

Guilherme

MensagemEnviado: Terça Out 13, 2009 1:56 

Guilherme Escreveu:
Alentejano Escreveu:

Talvez um alemão de 2,00m de altura e 150 kg ?

Ou o famoso tubarão de mesmo nome ?

Guilherme

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Em Curitiba, enófilo, casa sempre com bom humor; Luis Groff, Guilherme...

MensagemEnviado: Terça Out 13, 2009 8:48 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 18:13
Acho curioso dizermos que não temos grandes vinhos, pelo menos à escala mundial. Vendo pelas provas da RV, e apenas cingindo-me por elas, não vejo que eles seja assim tão inferiores. As notas dadas são semelhantes em relação aos brancos estrangeiros também lá provados. Será que vinhos como o Redoma Reserva, o Soalheiro Reserva, o Bágeiras Garrafeira não se baterão bem numa prova?

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 4:48 

Miguel Escreveu:
Acho curioso dizermos que não temos grandes vinhos, pelo menos à escala mundial. Vendo pelas provas da RV, e apenas cingindo-me por elas, não vejo que eles seja assim tão inferiores. As notas dadas são semelhantes em relação aos brancos estrangeiros também lá provados. Será que vinhos como o Redoma Reserva, o Soalheiro Reserva, o Bágeiras Garrafeira não se baterão bem numa prova?

Miguel

Esqueça por muito que lhe custe. Há coisas que se fazem na Borgonha e na Alemanha e que não se reproduzem de modo algum, nem têm termo de comparação.

Tal como os fortificados australianos e sul africanos jamais chegarão aos nossos Portos. A mesma coisa, Champagnes versus Espumantes.

Tem a ver com o peso do terroir e séculos de afinação de castas. Portugal e Espanha são fundamentalmente países de vinho tinto. Não conseguimos acabar com as nossas altas temperaturas.

Repare que não há grande variação nas listas dos 12 melhores. Não há muito por onde escolher.

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 7:26 

Epah essa conversa de que os vinhos de fora é que são melhores que os de Portugal, eu sinceramente... Depois acho engraçudo virem os de fora e dizerem que nunca provaram nada tão enigmático como os vinhos que temos aqui em PT.

Fazem dos vinhos portugueses uns autênticos coitados. Eu não penso assim, nós em Portugal temos dos melhores vinhos do mundo, a todos os níveis, precisam de ser explorados apenas.

Depois ainda fico de boca :o quando vejo pessoas que falam de vinhos e provam vinhos do mas alto gabarito estrangeiro e não só, e ainda se questionam se PT tem mesmo bons brancos. Por amor de Deus, mas andamos a dormir ou quê? Eu penso desta maneira: antes de se conhecer lá fora, deve-se explorar cá dentro.

:|

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 9:28 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 14:19
Jose_Carlos Escreveu:
Miguel Escreveu:

Miguel

Esqueça por muito que lhe custe. Há coisas que se fazem na Borgonha e na Alemanha e que não se reproduzem de modo algum, nem têm termo de comparação.

Tal como os fortificados australianos e sul africanos jamais chegarão aos nossos Portos. A mesma coisa, Champagnes versus Espumantes.

Tem a ver com o peso do terroir e séculos de afinação de castas. Portugal e Espanha são fundamentalmente países de vinho tinto. Não conseguimos acabar com as nossas altas temperaturas.

Repare que não há grande variação nas listas dos 12 melhores. Não há muito por onde escolher.

José Carlos,

Nesse caso tire da sua lista o Cloudy Bay, o Catena BAlta e o NGA WAKA...sao os tres belos vinhos brancos, sem duvida. Mas nao se enquandram no conceito de grandes vinhos brancos que aqui descreveu e com o qual concordo!!!! Falta os séculos de afinacao de castas ao terroir e mais do que tudo a especificidade que os grandes terroirs originam! Enesse sentido Portugal poderá ter, no futuro, uma palavra a dizer se, o luso-fenómeno de "tiro no pé" terminar :)

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 10:01 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
esta discussão está boa.

eu por acaso acho que os nosos vinhos brancos têm qualidade e carácter

não sou nada adepto de que o que vem do estrangeiro é que é bom

não nos esqueçamos de o gosto é adquirido culturalmente, não há um vinho universalmente bom.

muitos estrangeiros apreciam vinhos portugueses (cf. Quinta da Aveleda) que nós nos habituámos a gostar de ignorar

estão todos errados? são tansos? nós é que sabemos.

Dou-vos um exemplo: moro em Lisboa há mais de 25 anos. Por vezes até me esqueço de como é uma cidade bonita. Mas quando alguém me pergunta onde moro e eu digo Lisboa, muitas vezes a resposta é "Wow!..."

Eu acho que temos grandes brancos em Portugal, estes 12 são bons candidatos, e outros 12 terão ficado de fora. Os produtores destes vinhos têm-nos mostrado em confronto com outros esrtangeiros, incluindo muitos de terroirs famosos, e por vezes têm surpresas bem positivas.

Mas, the proof is in the pudding. Na prova veremos...
(muitos deles só têm um defeito para ser realmente considerados grandes: são demasiado baratos...)

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 11:07 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 18:50
xarax Escreveu:
(muitos deles só têm um defeito para ser realmente considerados grandes: são demasiado baratos...)

Oups!
Nao digas isso muito alto, porque senao ainda se lembram de aumentar os preços e depois quem tem de pagar a factura somos nos... :lol:
Ontem abri o Muros de Melgaço 2008, mesmo nao sendo um Chablis Grand Cru encheu-me as medidas e estou muito satisfeito de nao ter de pagar mais de 14€ para ter esse prazer.

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 11:31 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 18:13
xarax Escreveu:
esta discussão está boa.

não nos esqueçamos de o gosto é adquirido culturalmente, não há um vinho universalmente bom.

muitos estrangeiros apreciam vinhos portugueses (cf. Quinta da Aveleda) que nós nos habituámos a gostar de ignorar

Dou-vos um exemplo: moro em Lisboa há mais de 25 anos. Por vezes até me esqueço de como é uma cidade bonita. Mas quando alguém me pergunta onde moro e eu digo Lisboa, muitas vezes a resposta é "Wow!..."

Eu acho que temos grandes brancos em Portugal, estes 12 são bons candidatos, e outros 12 terão ficado de fora. Os produtores destes vinhos têm-nos mostrado em confronto com outros esrtangeiros, incluindo muitos de terroirs famosos, e por vezes têm surpresas bem positivas.

Concordo inteiramente com o Xarax.
Devemos ser dos únicos países que não gostam deles prórios. O quem vem de fora "TEM" de ser melhor. Já alguém viu e ouviu os espanhóis, franceses, italianos dizerem que os vinhos do vizinho é que são bons? Eles têm orgulho no que fazem, ao contrário de nós, que andamos sempre a correr atrás dos outros, atrás do perfil de vinho dos outros. Nós temos terroirs únicos, já muito bem considerados internacionalmente, já muito bem cotados, o que me leva a pensar que teremos regiões que que nos permitem fazer brancos de nível mundial (Verde, Douro, Bairrada..). Mas têm de ser provados lá fora, porque são mais acarinhados que cá.

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 11:49 

Antonio Madeira Escreveu:
Ontem abri o Muros de Melgaço 2008, mesmo nao sendo um Chablis Grand Cru encheu-me as medidas e estou muito satisfeito de nao ter de pagar mais de 14€ para ter esse prazer.

:shock: :shock:

Epah, o pessoal deve andar a falar pó boneco, de certeza. Parem de comparar os vinhos PT com os outros estrangeiros men. Já se começa a tornar repetitivo. Xaraz, acho que serás obrigado a abrir um tópico no forum só para vinhos estranjas... 8-)

Qualquer coisa que se fale, vai dar sempre para o mesmo lado. António porque não comparas-te este "Muros" com um vinho PT? É mesmo necessário ir lá buscar fora?

António, desculpa, mas isto anda-me cá na garganta...

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 12:32 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 0:07
xarax Escreveu:
esta discussão está boa.

caro xerox,

não percebi bem a discussão. Se o nome do tópico era grandes brancos portugueses, para quê a comparação com outros grandes brancos lá de fora???
Por alma de quem é que são para aqui chamados?
Os coitados dos espanhóis, por exemplo, tb terão de estar sempre a comparar os brancos deles com o Montrachet??? Será que não podem fazer uma prova de grandes brancos espanhóis?

Não há grandes brancos? Como diz o forista alentejano, vamos então discutir o que é isso de um grande branco? É o mais caro? Não digam já que não com a cabeça porque esse foi um dos critérios para a elaboração da lista de 1855 dos Crus de Bordéus... 8-)

última vez editado por João Paulo Martins s Quarta Out 14, 2009 12:33, editado 1 vez no total

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 12:32 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 18:50
Joel Carvalho Escreveu:

Epah, o pessoal deve andar a falar pó boneco, de certeza. Parem de comparar os vinhos PT com os outros estrangeiros men. Já se começa a tornar repetitivo. Xaraz, acho que serás obrigado a abrir um tópico no forum só para vinhos estranjas... 8-)

Qualquer coisa que se fale, vai dar sempre para o mesmo lado. António porque não comparas-te este "Muros" com um vinho PT? É mesmo necessário ir lá buscar fora?

Joël,
Acho que reagiste demasiado rapido.
Se leres bem o meu post, veras que estava a defender as qualidades do vinho português em questao (talvez deveria ter posto um 8-) depois do Chablis Grand Cru para perceberes a ironia).
Um pouco de humor nao faz mal a ninguem, pelo contrario. ;)
Para mim, o mais importante nao é que todo o mundo goste dos vinhos brancos portugueses mas que eu goste deles. E dos melhores gosto.
Logo a noite abre um Muros de Melgaço, vais ver que o problema na garganta passa logo.
Abraço

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 12:36 

Joel Carvalho Escreveu:

Joël,
Acho que reagiste demasiado rapido.
Se leres bem o meu post, veras que estava a defender as qualidades do vinho português em questao (talvez deveria ter posto um 8-) depois do Chablis Grand Cru para perceberes a ironia).
Um pouco de humor nao faz mal a ninguem, pelo contrario. ;)
Para mim, o mais importante nao é que todo o mundo goste dos vinhos brancos portugueses mas que eu goste deles. E dos melhores gosto.
Logo a noite abre um Muros de Melgaço, vais ver que o problema na garganta passa logo.
Abraço

Até podes ter razão em ter agido rápido, mas agora não podemos andar a dizer coisas e depois vir dizer que é ironia (parece que andamos aqui a brincar aos professores e alunos de Português :mrgreen: ), temos que evitar ou mostrar isso...

Vá abraço

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 12:49 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
e há uns anos havia o mito~de que o vinho português era o melhor do mundo

agora estamos do lado contrário

algures no meio estará a verdade...

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 12:52 

xarax Escreveu:
algures no meio estará a verdade...

E eu a pensar que era a virtude... :lol:

Abraço

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 13:33 

João Paulo Martins Escreveu:

Como diz o forista alentejano, vamos então discutir o que é isso de um grande branco? É o mais caro? Não digam já que não com a cabeça porque esse foi um dos critérios para a elaboração da lista de 1855 dos Crus de Bordéus... 8-)

"For the 1855 Exposition Universelle de Paris, Emperor Napoleon III requested a classification system for France's best Bordeaux wines which were to be on display for visitors from around the world. Brokers from the wine industry ranked the wines according to a château's reputation and trading price, which at that time was directly related to quality. The result was the Bordeaux Wine Official Classification of 1855"

Wikipedia

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 13:38 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 0:07
Jose_Carlos Escreveu:

Como diz o forista alentejano, vamos então discutir o que é isso de um grande branco? É o mais caro? Não digam já que não com a cabeça porque esse foi um dos critérios para a elaboração da lista de 1855 dos Crus de Bordéus... 8-)

"For the 1855 Exposition Universelle de Paris, Emperor Napoleon III requested a classification system for France's best Bordeaux wines which were to be on display for visitors from around the world. Brokers from the wine industry ranked the wines according to a château's reputation and trading price, which at that time was directly related to quality. The result was the Bordeaux Wine Official Classification of 1855"

Wikipedia

meu caro,
o alto preço, se estendido no tempo, sempre esteve relacionado com a qualidade. De outra forma seria um atestado de estupidez ao consumidor coisa que, o dito consumidor, só raramente aceita que lhe passem

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 13:49 

meu caro,
o alto preço, se estendido no tempo, sempre esteve relacionado com a qualidade. De outra forma seria um atestado de estupidez ao consumidor coisa que, o dito consumidor, só raramente aceita que lhe passem

Absolutamente prezado João Paulo Martins

Mutatis Mutantis, é essa a bela razão para os nossos brancos serem baratos e a quota mundial da sua procura, deixando os verdes de parte, ser de % 0,0___ ?

Por muito que custe, e custa, a inúmeros foristas que por aqui navegam.

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 16:43 

Joel Carvalho Escreveu:
Epah essa conversa de que os vinhos de fora é que são melhores que os de Portugal, eu sinceramente... Depois acho engraçudo virem os de fora e dizerem que nunca provaram nada tão enigmático como os vinhos que temos aqui em PT.

Então eles que os comprem porque não tem comprado coisa nenhuma. E já agora o pouco que compram não o devolvam por favor no mercado paralelo. BEBAM-NO !!!!!

Joel Carvalho Escreveu:

Fazem dos vinhos portugueses uns autênticos coitados. Eu não penso assim, nós em Portugal temos dos melhores vinhos do mundo, a todos os níveis, precisam de ser explorados apenas.

A velha história de há 30 anos atrás. Somos os melhores, eles é que não sabem. História essa que responde pela miserável quota que muitas vezes não chega a 1%, que os vinhos portugueses têm em todos os países do mundo com capacidade aquisitiva, á excepção do Brasil e Angola (por motivos óbvios).

O mundo inteiro está enganado e a perder uma coisa extraordinária; os grandes vinhos brancos portugueses. Só alguns bloggeiros e uma iluminada crítica britânica - cuja influencia só é comparável á Escanção e á Nectar - é que sabe disso. Ainda bem.

As coisas boas a gente não divulga, porque senão fica muita caro... :( :( :(

última vez editado por Jose_Carlos s Quarta Out 14, 2009 18:03, editado 1 vez no total

MensagemEnviado: Quarta Out 14, 2009 16:55 

Miguel Escreveu:
xarax Escreveu:
esta discussão está boa.

Concordo inteiramente com o Xarax.
Devemos ser dos únicos países que não gostam deles prórios. O quem vem de fora "TEM" de ser melhor. Já alguém viu e ouviu os espanhóis, franceses, italianos dizerem que os vinhos do vizinho é que são bons? Eles têm orgulho no que fazem, ao contrário de nós, que andamos sempre a correr atrás dos outros, atrás do perfil de vinho dos outros. Nós temos terroirs únicos, já muito bem considerados internacionalmente, já muito bem cotados, o que me leva a pensar que teremos regiões que que nos permitem fazer brancos de nível mundial (Verde, Douro, Bairrada..). Mas têm de ser provados lá fora, porque são mais acarinhados que cá.

Não misturem alhos com bugalhos.

A propósito do vosso amor por PORTUGAL; JÁ ASSINARAM A PETIÇÃO PARA EXIGIR UM PEDIDO DE DESCULPAS FORMAL Á "senhora" MAITÊ PROENÇA ?

[ 150 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS