Data/Hora: Quinta Jun 20, 2013 4:42

Todos os horários são GMT

responder  [ 45 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Esta agora!!??
MensagemEnviado: Domingo Set 02, 2012 17:25 

Registado: Sexta Ago 31, 2012 20:00
Olá a todos!

De torres vedras sai esta pergunta, e que grande ajuda seria se me calhassem algumas respostas!

Todos nós, que gostamos de vinho e tudo o que o rodeia, provavelmente já sonhámos em produzir o nosso :shock:

Pensando num projecto profissional e sério, enquadrado no facto de não ter qualquer experiencia tecnica na area, e caindo para o alentejo somente por afinidade à região:

- que area plantar, pensando na viabilidade economica do projecto?
- existirá espaço para mais produtores?
- que gamas marcar como alvo (partindo do principio que existiria qualidade para virar costas aos kgs por hectare e à grande distribuição)?
- enologia e viticultura - nomes (disponiveis talvez??!!) para constituirem equipa
- inicio do projecto - existirão ainda verbas do Qren, Inalentejo, etc para apoio?

Obrigado a todos!
Cps,
Marco

Assunto da Mensagem: Re: Esta agora!!??
MensagemEnviado: Domingo Set 02, 2012 20:45 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 11:51
Marco Escreveu:
(...) pensando na viabilidade economica do projecto (...)

Este detalhe, penso eu, é que mina tudo o resto...

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) :mrgreen:

MensagemEnviado: Segunda Set 03, 2012 19:53 

Luis,

Na sua opiniao, não existe espaço para um novo projecto, que alie experiencia de gestão empresarial com paixão pela terra e pelo vinho??

MensagemEnviado: Segunda Set 03, 2012 20:36 

Marco Escreveu:
Luis,

Na sua opiniao, não existe espaço para um novo projecto, que alie experiencia de gestão empresarial com paixão pela terra e pelo vinho??

Caro,

Claro que há espaço, mas também
1) tem de haver tempo e um seu sinónimo também conhecido por dinheiro;
2) em havendo paciência, regressar a 1)

Como o João Van Zeller não se cansava de repetir, "é a arte de empobrecer alegremente"...

No entanto, nada como "lurkar" no sector e tirar as suas próprias conclusões. :ugeek:

PS: A propósito, alguém me sabe dar novas da Vale d'Algares?

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 10:13 

Registado: Quarta Mar 11, 2009 11:12
Marco Escreveu:
Luis,

Bonito, isso da paixão pela terra. Dar-lhe-ia outra sugestão, igualmente bíblica: considere os cereais, e fazer pão. Fazer pão como se deve, quero eu dizer (pode parecer simples mas não é). Caso possa interessar escreva-me (mail no perfil), poderei sugerir uma ou duas expedições.

Falta em Portugal uma secção Slow Food. Pode não se estar de acordo em toda a linha com as políticas (por ex., no que se refere ao leite cru) mas é organização de valor, muito activa e que deverá facultar enquadramento.

http://www.friendsofeurope.org

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 10:33 

Fernando A Coelho Escreveu:
(...) Falta em Portugal uma secção Slow Food. Pode não se estar de acordo em toda a linha com as políticas (por ex., no que se refere ao leite cru) mas é organização de valor, muito activa e que deverá facultar enquadramento.

Infelizmente, o Slow Food não vingou em Portugal, nem sei como está.
Eu aqui fazia parte do Convivium Porto-Douro, cheguei a conhecer o Carlo Petrini num jantar coordenado pelo Chef Hélio, mas a secção estiolou...
Pela minha parte, a dificuldade era nos almoços de sábado porque, para mim, sábado é dia de trabalho...

Mas quem sabe se, agora, não haverá mais sensibilidade para o movimento?
Não esquecer, também, que muita gente abandonou o movimento pela pendente comercial que se desviava da pureza original...

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 17:22 

Caro Fernando Coelho,

Grato pela ajuda, mas efectivamente, a questão é mesmo o Vinho :P

Não menosprezo de todo a sua sugestão, muito válida por sinal!

A questão é que, por aqui neste rectangulo plantado à beira mar, parece que nunca vale a pena fazer nada!

A minha questao colocada no Forum parece de um miudo que se lembrou agora que beber um tintol é porreiro, quanto mais se pudesse ter uma cepa plantada lá no quintal :D

Contudo, o tema está em estudo desde 2009, com muitos tecnicos, enologos, conhecedores, empreendedores já falei :shock:

Vamos ver o que acontece, mas pelos vistos não será na blogosfera que se fará luz!

Abraço

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 17:52 

Registado: Segunda Maio 10, 2010 11:02
Se já tem uma grande fortuna feita noutra área, de certeza que conseguirá a pequena fortuna com o vinho.
Assim que a Lusófona me der equivalência a Enologia pela minha copofonia, eu disponibiliza-me para o ajudar.

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 20:19 

Marco Escreveu:
Pensando num projecto profissional e sério, enquadrado no facto de não ter qualquer experiencia tecnica na area, e caindo para o alentejo somente por afinidade à região:

- que gamas marcar como alvo (partindo do principio que existiria qualidade para virar costas aos kgs por hectare e à grande distribuição)?
- enologia e viticultura - nomes (disponiveis talvez??!!) para constituirem equipa
- inicio do projecto - existirão ainda verbas do Qren, Inalentejo, etc para apoio?

Marco Escreveu:
(...) Contudo, o tema está em estudo desde 2009, com muitos tecnicos, enologos, conhecedores, empreendedores já falei :shock:

:roll: :roll: :roll:

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 20:35 

barrica em 2a mao Escreveu:
Se já tem uma grande fortuna feita noutra área, de certeza que conseguirá a pequena fortuna com o vinho.
Assim que a Lusófona me der equivalência a Enologia pela minha copofonia, eu disponibiliza-me para o ajudar.

Sem pensar em equivalências (que actualmente estão cotadas em baixa), mas também com bom currículo copofónico (e não só), acho que poderia bem coadjuvar, caso entendam.

MensagemEnviado: Terça Set 04, 2012 21:25 

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Razão Razão tem o Miguel Louro.....

hihihihiiii

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 9:07 

mlpaiva Escreveu:

Sem pensar em equivalências (que actualmente estão cotadas em baixa), mas também com bom currículo copofónico (e não só), acho que poderia bem coadjuvar, caso entendam.

Caro, se o Chairman estiver de acordo, estou pronto a aceitar consigo a liderança partilhada do cargo de CEO.
Este tipo de projectos costuma dar para todos no primeiro ano e meio, dois anos.
Até vai haver tempo de ganhar o prémio revelação da RV.
Depois acaba-se o entusiasmo (ou tempo, como bem definiu).
Mas até o tom do Esta agora!!?? mudar, tamos nessa!

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 9:57 

mlpaiva Escreveu:
Fernando A Coelho Escreveu:
(...) Falta em Portugal uma secção Slow Food. Pode não se estar de acordo em toda a linha com as políticas (por ex., no que se refere ao leite cru) mas é organização de valor, muito activa e que deverá facultar enquadramento.

Infelizmente, o Slow Food não vingou em Portugal, nem sei como está.
Eu aqui fazia parte do Convivium Porto-Douro, cheguei a conhecer o Carlo Petrini num jantar coordenado pelo Chef Hélio, mas a secção estiolou...
Pela minha parte, a dificuldade era nos almoços de sábado porque, para mim, sábado é dia de trabalho...

Mas quem sabe se, agora, não haverá mais sensibilidade para o movimento?
Não esquecer, também, que muita gente abandonou o movimento pela pendente comercial que se desviava da pureza original...

“Onde está Portugal?”, pergunta a Alexandra Prado Coelho no blog (artigo de 21/8), concluindo ser uma pena que o nosso país não tenha sido identificado por uma cultura gastronómica com identidade própria - como o Qatar ou a ilha de Bali...! (caso para perguntar o que faz de facto a Academia Portuguesa de Gastronomia).

Portugal segue virtualmente o que se passa nos EUA, no Japão, em Londres - em lugar de se concentrar realmente sobre os 92,094 km2 (e os 505,991 km2 do lado). Criam-se associações designadas “Independent Winegrowers Association” e “Young Winemakers” (...num país cuja língua é falada, como primeira ou segunda língua, por 191 milhões de pessoas - 7ª posição mundial antes do Alemão, do Francês e do Japonês*).

Não sou associado Slow Food. Uso as edições (algumas das quais excelentes, como a Osterie d’Italia, 20ª edição em 2010). E desde há uns dois anos compramos directamente aos produtores no “Mercado da Terra” organizado mensalmente aqui na cidade (graças ao qual temos podido fornecer-nos de ovos de gansa, de óptimo pão cozido em forno de lenha, de morcelas que me fizeram esquecer as nossas, piores de ano para ano, e de outras vitualhas difíceis de encontrar até junto do pequeno comércio).

A Slow Food é hoje uma organização de relevo, com muitos associados consumidores daqueles que valorizam os produtos autóctones tradicionais (alguns dos quais em risco de sobrevivência). Mais importante ainda, do lado da produção agrega pequenas empresas e até empresas de certa dimensão sem disponibilidade para suportar os custos de publicidade dos grandes media ou que, na perspectiva de que a união faz a força, preferem comunicar através de uma estrutura vista como seguidora de critérios de ética e seriedade pelo grande público.

Se por aí não vingou será porque...it was not on the cards. Tantos puros...e quer-me parecer que ao espírito associativo continua a contrapor-se a preferência pela capelinha própria, de preferência com trincheira à volta!

A propósito, o Salone del Gusto vai este ano de 25 a 29 de Outubro, em Turim (http://www.salonedelgusto.it).

* A quem possa interessar: N. Ostler, “Empires of the Word”, HarperCollins 2004

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 10:13 

Marco Escreveu:
Caro Fernando Coelho,

Grato pela ajuda, mas efectivamente, a questão é mesmo o Vinho :P

Não menosprezo de todo a sua sugestão, muito válida por sinal!

A questão é que, por aqui neste rectangulo plantado à beira mar, parece que nunca vale a pena fazer nada!

A minha questao colocada no Forum parece de um miudo que se lembrou agora que beber um tintol é porreiro, quanto mais se pudesse ter uma cepa plantada lá no quintal :D

Contudo, o tema está em estudo desde 2009, com muitos tecnicos, enologos, conhecedores, empreendedores já falei :shock:

Vamos ver o que acontece, mas pelos vistos não será na blogosfera que se fará luz!

Abraço

Então...boa sorte! Depois mande uma garrafa (responderei com formal degustação escrita - o nosso método é impiedoso e a pontuação em base 100).

Um abraço

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 15:39 

+ Sr. Luis Paiva

sff enviar CV actualizado, com foto para:

pseudolirícosquetêmamaniaqueatrásdotecladosãounssuperconhecedoresemqualquermatériaquesejamasqueprovavelmentenadafazemfizeramoufarãoparalevarestepaísparaafrente@hotmail.com

Aquele abraço chairmaniesco!

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 17:06 

Pim-Pam-Pum!
Tiro na asa, pato bravo ao charco.

MensagemEnviado: Quarta Set 05, 2012 17:38 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
Marco Escreveu:
De torres vedras sai esta pergunta, e que grande ajuda seria se me calhassem algumas respostas!

Todos nós, que gostamos de vinho e tudo o que o rodeia, provavelmente já sonhámos em produzir o nosso :shock:

Caro Marco, longe de mim desvalorizar o seu entusiasmo ou enveredar na resposta por um tom menos sério mas a verdade é que há na suas perguntas algumas questões que não percebo.

Afirma ser de (ou viver em) Torres Vedras e dispõe-se a desenvolver um projecto no Alentejo. Tenciona mudar-se? Ou vai gerir o projecto à distância? Faz toda a diferença, como calcula.
E porquê no Alentejo? Se alguma coisa caracteriza nesta altura o Alentejo é excesso de area de vinha plantada, sobretudo nos ultimos anos. O Marco quer plantar mais o que já há em excesso? Pergunta pelas ajudas comunitárias mas as ultimas destas foram mais voltadas para o arranque que para a plantação da vinha!
Mas se o seu desejo profundo é mesmo ter uma vinha e um projecto vínico no Alentejo, porque é que em vez de começar tudo de início, o Marco não estuda a aquisição de uma das muitas dezenas de propriedades que estão à venda na região a preços de saldo? Poupava certamente tempo e (muito) dinheiro.
Depois não percebo aquela incongruência que o Luis Paiva apontou expondo as suas duas frases uma a seguir à outra: Diz que estuda isto com consulta a enólogos, técnicos, empreendedores e conhecedores desde 2009 e vem agora aqui pedir sugestões de nomes de enólogos e técnicos de viticultura para o projecto? Eu não conheço nenhum projecto sério e profissional que tenha arrancado com base em sugestões de nomes pedidos de forma anónima na net. Pergunta (aqui, a desconhecidos) que gamas produzir como alvo e confia mais nas respostas avulsas do que aquelas que constam no seu business plan? Ou ainda não tem um business plan? Por ultimo, a sua frase onde se dispõe a «virar costas aos kgs por hectare e à grande distribuição» permite perceber se este seu projecto será para si um hobby ou um negócio? Atenção que qualquer um deles é legitimo mas as condições, as expectativas e os resultados serão muito diferentes.
Apesar do exposto, não deixo de lhe desejar boa sorte!

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 0:50 

Registado: Terça Out 26, 2010 10:04
Marco Escreveu:
+ Sr. Luis Paiva

pseudolirícosquetêmamaniaqueatrásdotecladosãounssuperconhecedoresemqualquermatériaquesejamasqueprovavelmentenadafazemfizeramoufarãoparalevarestepaísparaafrente@hotmail.com

Boa noite.
Link adequadissimo a tais do restelo...
Mesmo sendo com laivos de humor barricado...

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 13:31 

marco alexandre Escreveu:
Marco Escreveu:
+ Sr. Luis Paiva

Boa noite.
Link adequadissimo a tais do restelo...
Mesmo sendo com laivos de humor barricado...

Este post só existe porque o meu nome vai sendo replicado.

Link? Qual link? O que vejo é um endereço de e-mail... :roll:
Como a ignorância é enciclopédica e o facilitismo impera, toca-se de ouvido, logo as fífias são umas atrás de outras. A todos os níveis, começando pelos responsáveis na democracia representativa que diariamente nos invade com a sua verborreia oral ou escrita, até aos que se põem em bicos de pés como prova de vida.

É uma pena que o rigor tenha sido banido da pauta comportamental de quase toda a gente! Só que esta exige saber, conhecimento, método, disciplina, esforço... e tempo! E só os génios podem prescindir do tempo!

Spliting the string, acrescento e informo que, pessoalmente, há muitas décadas que sou um dos que também anda com o país às costas (sobrecarregado com os inúteis e os oportunistas) e a minha dúvida é saber se posso ou não contar com marcos (destes ou dos alemães) para me pagarem a reforma. Pelo andar da carruagem, receio que não, mas também se não, tant pis pour moi et tant pis pour eux...

Pela minha parte, este é meu último post nesta thread até o marco, autor da dita, não aclarar as questões que insinuei e que posteriormente foram explicitadas pelo João Geirinhas.
Frases feitas, insinuações torpes, atoardas sem charme ou imaginação só evidenciam o carácter de cada um.
Por isso, se há verticalidade e um pingo de vergonha, é só concretizar as "dúvidas". Todos os restantes, cada um na sua área, até poderão fazer consultoria grátis, caso percebam que as perguntas são genuínas e as questões pertinentes.

PS1: Nunca na vida enviei um CV: no desconhecimento de quem é quem e o que vale, há muito que há empresas que se dedicam ao tema.
PS2: Se, por ex., nem nos conhecemos e estamos assim a conversar, facilmente e em tempo real, a muito boa gente se deve. Permitam-me, então, uma costelinha muito pequenina nesta facilidade pelo meu trabalho de investigação e implementação de comunicações cá no rectângulo, seja a nível do pré-histórico X.25, seja nos primórdios da internet. Logo estar atrás (ou, melhor dizendo, em cima) dos teclados é, para mim, também um modo de vida com mais de 40 anos (desde 1968)... Mas, se o meu mundo não é deste reino vinícola, a exigência mantém-se. Daí assinar, ORGULHOSAMENTE, tudo com NOME e APELIDO!

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 16:11 

Vou tentar ser minimamente paragmático, como pato bravo chumbado na asa que sou:

- da minha parte, para a sua reforma, pegue numa enxada e faça-se à estrada, cantarolando em inglês ou francês, tanto me faz, assinando o seu nome a apelido de peito cheio como tanto se orgulha! Se um cêntimo de impostos que tanto pago, servirem à sua reforma, que será o mais provável e conto com isso, enfim, o que poderei dizer (falta-me agora um termo em francês, mas estou com pressa)Tanto me faz, pois caso a sorte continue comigo, nunca o hei-de conhecer pessoalmente.

- Quanto ás sua declarações, que RIDICULAMENTE, adjectica de insinuadas, obviamente que não terão resposta.

- As "aclaradas" pelo Sr. João Geirinhas terão resposta séria, em mensagem privada. Agradeço desde já a atenção do Sr. João.

- Termos como verticalidade, pingos de vergonha, perguntas genuínas e questões pertinentes, fizeram-me mais uma vez inundar o teclado do PC "pirsonale cumpoterer" para os menos filisófico-letrados

Ps1: Você não me diga que já existem empresas a recrutar para terceiros??!!
Ps2: Graça a Deus que tive o prazer de teclar :D , pela ultima vez escreva-se, com o mentor, e a quem tudo penso que devemos... Obrigado por nos ter dado, oferecido, disponibilizado o telefone móvel e a internet :o muito obrigado uma vez mais!!

"termos em inglês que agora não me lembro, mas tenho de ir orientar uma série de coisas...."

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 16:15 

Pim-Pam-Pum!
Tiro na asa, pato bravo ao charco.

Pum-Pam-Pim, pato bravo tem um colete à prova de bala, e riu-se muito das sua intervenção por sinal bastante aparvalhada

QUAC QUAC

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 16:58 

http://www.youtube.com/watch?v=OPsQQFak ... ata_player

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 17:29 

Registado: Terça Out 26, 2010 10:04
Marco Escreveu:
Vou tentar ser minimamente paragmático, como pato bravo chumbado na asa que sou:

- da minha parte, para a sua reforma, pegue numa enxada e faça-se à estrada, cantarolando em inglês ou francês, tanto me faz, assinando o seu nome a apelido de peito cheio como tanto se orgulha! Se um cêntimo de impostos que tanto pago, servirem à sua reforma, que será o mais provável e conto com isso, enfim, o que poderei dizer (falta-me agora um termo em francês, mas estou com pressa)Tanto me faz, pois caso a sorte continue comigo, nunca o hei-de conhecer pessoalmente.

- Quanto ás sua declarações, que RIDICULAMENTE, adjectica de insinuadas, obviamente que não terão resposta.

- As "aclaradas" pelo Sr. João Geirinhas terão resposta séria, em mensagem privada. Agradeço desde já a atenção do Sr. João.

- Termos como verticalidade, pingos de vergonha, perguntas genuínas e questões pertinentes, fizeram-me mais uma vez inundar o teclado do PC "pirsonale cumpoterer" para os menos filisófico-letrados

Ps1: Você não me diga que já existem empresas a recrutar para terceiros??!!
Ps2: Graça a Deus que tive o prazer de teclar :D , pela ultima vez escreva-se, com o mentor, e a quem tudo penso que devemos... Obrigado por nos ter dado, oferecido, disponibilizado o telefone móvel e a internet :o muito obrigado uma vez mais!!

"termos em inglês que agora não me lembro, mas tenho de ir orientar uma série de coisas...."

Boa tarde.

De certeza que futuramente..."os tais do restelo" não serão os mesmos... ;)
Uma resposta direta à questão posta pelo Marco, evitava este "frisson"... 8-)
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 17:32 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 13:34
Eu plantava Borrado das Moscas nas Berlengas e chamava o enólogo Michel Rolland para micro-oxigenar à bruta. Usava apenas Barrica de Carvalho Americano. Metia-lhe 200% de madeira nova durante 2 anos.

Metia um rótulo feito à maneira e pedia 100 euros. Enchia 10.000 garrafas/ano e publicitava que eram apenas 300 garrafas vindas de uma barrica apenas.

Mandava uma garrafa para cada membro do fórum.

Marco, passe o anti-virus no seu PC. Nunca fiando

MensagemEnviado: Quinta Set 06, 2012 17:45 

Frexou Escreveu:
Eu plantava Borrado das Moscas nas Berlengas e chamava o enólogo Michel Rolland para micro-oxigenar à bruta. Usava apenas Barrica de Carvalho Americano. Metia-lhe 200% de madeira nova durante 2 anos.

Metia um rótulo feito à maneira e pedia 100 euros. Enchia 10.000 garrafas/ano e publicitava que eram apenas 300 garrafas vindas de uma barrica apenas.

Mandava uma garrafa para cada membro do fórum.

Marco, passe o anti-virus no seu PC. Nunca fiando

"Frexou"??!

Obrigado pela dica!

Um rotulo à maneira, desta nunca me tinha lembrado! Muito obrigado!

O terroir da Berlenga já estava nos meus planos... aquela atlanticidade....

Muito obrigado mesmo, o senhor também é o maior!

[ 45 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS