Antonio Madeira Escreveu:
(...)Tenho a ideia que a % depende muito das caracteristicas do ano e que é preciso uma otima maturação do engaço, ficando bem castanho. Isso torna complicado o seguimento da maturação para encontrar o ponto de equilibrio quasi perfeito, para não se cair na sobrematuração.(...)
O importante é a uva estar sã e madura, o acastanhamento e consequente lenhificação do engaço é completamente secundário. A uva pode estar pronta a colher e o engaço estar verde, e nessa altura temos é de vindimar.
O engaço só tem interesse se estiver completamente castanho (lenhificado) como bem diz, pois é sinal de que o verdete se foi e os seus taninos estão menos agressivos. Mas só tem interesse adicionar no todo ou em parte se considerarmos que pode aportar e completar algo a nível tânico, à casta em questão. A intuição é importante nesta decisão.
(...)Uma pergunta que ja me fiz e que não sei responder é se o engaço se da melhor com certas castas do que com outras e se sim quais os critérios das castas que benefeciam mais com o engaço. Sei que a Baga é em certos casos uma delas, não sei de outras (li agora no post do TVC, que tb o Castelão).(...)
Sim isto é verdade, pelo dito acima, há castas que amadurecem e o engaço mantém-se verde, e outras em que ele lenhifica ao mesmo ritmo.
Mas há um exercício interessante e com bons resultados. No Alentejo também há uma casta como esta:
luigi anatra Escreveu:
(...) pior a casta bairradina mais detestada pelos locais apresenta nos anos menores que lhe causaram o repúdio do consumidor português
, o Castelão. Esta casta, que fica esquecida para o fim, não só porque é tardia, mas porque é hoje em dia considerada um empecilho, não propriamente pelos indígenas, mas sem dúvida pelos viticultores de aviário, se houver lugar para ela na Adega, é vindimada na altura das eloquentes Touriga Nacional e Aragonez de regadio. A Touriga e o Aragonez tem de desengaçar porque o engaço está verde. Mas se desengaçar também o Castelão pelo menos em parte, e aproveitar esse engaço e juntar nas cubas de Touriga e de Aragonez de regadio, por um lado vai compensar a Touriga da sua vertente efeminada, para não lhe chamar outra coisa, característica invariável da Touriga Nacional no Alentejo, e no Aragonez de regadio vai disfarçar e absorver o verdete do bago não maduro, quanto muito desidratado, dando-lhe alguns taninos de qualidade.
(...)Em PT, não me lembro de ter provado muitos casos de vinhos engarrafados, cusa FA foi feita com engaço total ou partial. De que me recordo, os garrafeira do Mario Sergio ou o Qta da Vacariça, alguns Terras de Tavares e pouco mais.
Em França, alguns Rhône Nord (Cornas) e Borgonhas de vignerons perfectionistas.
(...)
Muitos não dizem, nem precisam de dizer, desengaçar é que é relativamente recente.
Mas isto já entra no domínio da
lábia do Terroirista.
tVC