Data/Hora: Segunda Maio 20, 2013 2:38

Todos os horários são GMT

responder  [ 20 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Convidado Especial: Mário Sérgio Alves Nuno: 22-29 de Julho
MensagemEnviado: Sexta Jul 06, 2012 11:24 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
Meus caros,

Continuando a série de convidados tenho o prazer de vos apresentar o Mário Sérgio Alves Nuno, de 22 a 29 de Julho.

Mário Sérgio é o que se pode chamar um "vigneron."

A Quinta das Bágeiras é guardiã das velhas tradições da Bairrada, e o Mário Sérgio sabe melhor que ninguém que é na vinha que tudo começa. Os seus brancos e tintos são feitos à moda antiga, e têm notavel capacidade de envelhecimento.

O Mário é a cara da empresa, e faz um pouco de tudo, desde enologia à parte comercial, o que lhe permite dar-nos uma visão completa do que significa fazer vinhos na Bairrada de hoje. Como sabemos, uma região que já teve muito prestígio e notoriedade, mas que atravessou dificuldades recentemente, quando houve uma melhoria geral dos vinhos em todo o país. Estou convencido de que a Bairrada já começou a recuperar, mas a verdade é que entretanto muitos projectos de vinhos históricos e de grande qualidade se foram perdendo.

O modelo da intervenção do Mário Sérgio é o do costume: liberdade total. Por isso, às perguntas!

Assunto da Mensagem: Re: Convidado Especial: Mário Sérgio Alves Nuno: 22-29 de Julho
MensagemEnviado: Sexta Jul 06, 2012 12:09 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 10:36
Xarax parabéns pela escolha!!
De certeza que o Mário Sérgio nos vai dar uma bela aula sobre a Bairrada.

Volto com questões no devido tempo!

Assunto da Mensagem: Re: Convidado Especial: Mário Sérgio Alves Nuno: 22-29 de Julho
MensagemEnviado: Sexta Jul 06, 2012 20:22 

Registado: Sexta Maio 13, 2011 13:33
Depois das homenagem ao "Pai Abel" em branco e em tinto , podemos aguardar um homenagem "efervescente"? ;)

Cumprimentos.

MensagemEnviado: Segunda Jul 09, 2012 14:49 

Registado: Quinta Ago 25, 2011 11:12
É assim tão dificil tentar manter a originalidade(terroir) dos vinhos num mercado cada vez mais internacional e internacionalizado(globalizado), em que as pessoas querem vinhos faceis e sumarentos, ou seja, a minha pergunta é:

Alguma vez se viu na face de ter que abandonar os vinhos de terroir da Bairrada, com os seus aromas tipicos e ter que usar um perfil mais moderno e fácil, de forma a lucrar mais ou mesmo a poder sobreviver nas lides vinicolas?

MensagemEnviado: Quinta Jul 19, 2012 16:40 

Registado: Quinta Ago 25, 2011 11:12
Para fazer os seus vinhos existe alguma região que o inspira ou é apenas fazer o vinho aproveitando o que de melhor tem o terroir da Bairrada e da sua zona especifica?
Trabalha o produto mais na terra ou na adega?

MensagemEnviado: Domingo Jul 22, 2012 19:49 

Registado: Terça Maio 25, 2010 19:34
Paulo Vale Escreveu:
Depois das homenagem ao "Pai Abel" em branco e em tinto , podemos aguardar um homenagem "efervescente"? ;)

Cumprimentos.

Talvez, mas para tal acontecer temos de ir conhecendo os vinhos das nossas novas vinhas, fazendo ensaios e se estes forem do nível que pretendemos então teremos PAI ABEL em espumantes.

MensagemEnviado: Domingo Jul 22, 2012 19:57 

oliveira Escreveu:
É assim tão dificil tentar manter a originalidade(terroir) dos vinhos num mercado cada vez mais internacional e internacionalizado(globalizado), em que as pessoas querem vinhos faceis e sumarentos, ou seja, a minha pergunta é:

Alguma vez se viu na face de ter que abandonar os vinhos de terroir da Bairrada, com os seus aromas tipicos e ter que usar um perfil mais moderno e fácil, de forma a lucrar mais ou mesmo a poder sobreviver nas lides vinicolas?

Como sabe os meus rendimentos provêem só da minha actividade como vitivinicultor, mas como a minha dimensão é relativamente pequena, penso que a melhor maneira de viver desta profissão é precisamente mantendo a diferença e não abandonando a forma tradicional de produzir os meus vinhos, sempre com identidade.

MensagemEnviado: Domingo Jul 22, 2012 20:07 

oliveira Escreveu:
Para fazer os seus vinhos existe alguma região que o inspira ou é apenas fazer o vinho aproveitando o que de melhor tem o terroir da Bairrada e da sua zona especifica?
Trabalha o produto mais na terra ou na adega?

Naturalmente há regiões das quais gostamos mais, embora sejam os meus terrenos que procuro conhecer cada vez melhor e a partir deles tentar todos os anos fazer melhor.
Na adega temos de ter todos cuidados indispensáveis, mas penso que está na vinha (no terroir) o "segredo" para a produção de um vinho de grande qualidade e com identidade.

MensagemEnviado: Domingo Jul 22, 2012 20:16 

uma pergunta um pouco mais difícil, mas bastante óbvia:

quanto comecei a interessar-me por vinhos mais a sério, havia uns 6 produtores da Bairrada que faziam grande vinhos tintos de Baga à maneira tradicional.

hoje sobra a Quinta das Bágeiras e pouco mais.

no entanto, os Bairradas tradicionais são dos grandes vinhos de guarda portugueses

-- o que faltou para que esse estilo vingasse?

-- ainda poderá regressar?

tenho a ideia -- e já o escrevi -- que quando chegar a altura de apresentar "diferença", o estilo da Bairrada tradicional vai-se afirmar. ainda virei a ter razao?

MensagemEnviado: Domingo Jul 22, 2012 21:23 

Registado: Sexta Maio 13, 2011 13:33
MARIO SERGIO Escreveu:
Paulo Vale Escreveu:

Cumprimentos.

Talvez, mas para tal acontecer temos de ir conhecendo os vinhos das nossas novas vinhas, fazendo ensaios e se estes forem do nível que pretendemos então teremos PAI ABEL em espumantes.

Vamos aguardar pacientemente, como as Bageiras tão sabiamente nos acostumaram.

Cumprimentos

MensagemEnviado: Segunda Jul 23, 2012 18:23 

xarax Escreveu:
uma pergunta um pouco mais difícil, mas bastante óbvia:

quanto comecei a interessar-me por vinhos mais a sério, havia uns 6 produtores da Bairrada que faziam grande vinhos tintos de Baga à maneira tradicional.

hoje sobra a Quinta das Bágeiras e pouco mais.

no entanto, os Bairradas tradicionais são dos grandes vinhos de guarda portugueses

-- o que faltou para que esse estilo vingasse?
Paciencia, teimosia e conhecimento do mundo do vinho. Já alguem dizia que dificil são os primeiros 100 anos.
Continuo a pensar que a dimensão de um produtor deve influencia o seu estilo e como sou um pequeno vitivinicultor engarrafador (assim como outros que desistiram) devo viver da diferença, mesmo que isso signifique demorar mais tempo para alcançar o objectivo final.

-- ainda poderá regressar?
Tem tudo para regressar assim saibamos fazer imagem deste estilo e pensar que o nosso caminho passa pela diferença.

tenho a ideia -- e já o escrevi -- que quando chegar a altura de apresentar "diferença", o estilo da Bairrada tradicional vai-se afirmar. ainda virei a ter razao?
penso que no meu caso já terá alguma razão. Outros se seguirão.

MensagemEnviado: Segunda Jul 23, 2012 19:13 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 18:50
Viva Mario Sérgio!

E prazer vê-lo por aqui e voltar a falar consigo.

As minhas perguntas vão se centrar no grupo Baga Friends.
Nesta altura ja é possivel fazer um balanço?
Quais são as suas expectativas para o futuro?

Abraço

MensagemEnviado: Terça Jul 24, 2012 8:08 

Registado: Segunda Maio 10, 2010 11:02
Ainda bem que os seus vinhos são mais longos que as suas respostas.
Agradeço que DESENVOLVA o seguinte tema, pois um homem práctico saberá responder melhor que ninguém: Qual a fronteira num vinho entre o defeito e a complexidade?

MensagemEnviado: Terça Jul 24, 2012 14:35 

Registado: Quarta Mar 11, 2009 11:12
Foi-me muito útil o artigo de Fernando Melo “Brancos das Bágeiras: feitos para durar” publicado no Fugas de 26 de Maio (suplemento que, visto que resume no adjectivo “gastronómico” a principal qualidade do seu vinho, confesso ter ainda de parte pelo facto de incluir mais um texto onde vem de novo à baila o slogan do “melhor peixe do mundo”...).

Interessou-me desde logo no artigo a referência à sua propensão para o “minimalismo enológico” e ao facto de usar velhos tonéis de madeira (recordou-me produtores de Riesling da Mosela, alguns dos quais ainda usam tonéis dos anos ’50!).

Ocorre-me deixar-lhe as seguintes questões, agradecendo-lhe a atenção:

- (1) acrescenta anidrido sulfuroso durante a vinificação? (2) quanto sulfuroso (total) se encontra, mediamente, no produto final?

- (3) tem demonstrações de interesse por parte de consumidores em visitar a Quinta das Bágeiras para lograr um melhor conhecimento dos seus vinhos, e eventualmente adquiri-los directamente? (4) pratica a venda directa?

Fernando Coelho, Sommelier A.I.S.
(ao dispor, com muito gosto, caso possam interessar-lhe referências sobre o sector em Itália - nomeadamente quanto a aspectos de viticultura e enologia)

http://www.friendsofeurope.org

MensagemEnviado: Sexta Jul 27, 2012 8:52 

Antonio Madeira Escreveu:
Viva Mario Sérgio!

E prazer vê-lo por aqui e voltar a falar consigo.

As minhas perguntas vão se centrar no grupo Baga Friends.
Nesta altura ja é possivel fazer um balanço?
Quais são as suas expectativas para o futuro?

O primeiro balanço é muito possitivo, embora a idade do grupo ainda seja tenra.
Temos conseguido atrair alguns criticos internacionais, o que para divulgar os nossos vinhos lá fora tem sido bastante importante. Vamo-nos conhecendo melhor uns aos outros, o que fortalece o grupo e temos vindo tambem e não menos importante, a ter o reconhecimento dos media Portugueses.
O grupo pertende continuar a dar um sinal para a região de o quanto é importante a preservação da casta BAGA, para assim mantermos a nossa identidade.
Temos de continuar a mostrar as potencialidades da casta BAGA, as suas virtudes e cada um com o seu estilo.
Temos programadas algumas acções cá dentro e lá fora, para aumentarmos a nossa dinâmica.

Abraço

MensagemEnviado: Sexta Jul 27, 2012 9:21 

barrica em 2a mao Escreveu:
Ainda bem que os seus vinhos são mais longos que as suas respostas.
Agradeço que DESENVOLVA o seguinte tema, pois um homem práctico saberá responder melhor que ninguém: Qual a fronteira num vinho entre o defeito e a complexidade?

Estou mais à vontade a falar do que a escrever, mas sendo curto, espero ser esclarecedor.
Para muitos enologos e não só, com a uniformização de uma parte significativa dos vinhos, os que fugirem dessa linha, têm logo alguns defeitos e são por vezes à custa deles mesmo rejeitados.
A grande mioria dos vinhos brancos por exemplo, são vendidos no ano e como tal, para muitos têm de ter uma grande intensidade aromatica (ex. frutos tropicias etc. etc.), os menos expressivos para alguns são reduzidos, oxidados etc. e na minha opinião nada disso corresponde à realidade. São formas diferentes de vinificar, de encarar o vinho e de os comercializar e como tal devem ser respeitados.
Por vezes, na procura de defeitos, esquecemos o prazer que o vinho nos dá quando o consumimos.
Verdadeiros defeitos penso que são facilmente detectaveis e nada tem a ver com complexidade.

MensagemEnviado: Sexta Jul 27, 2012 9:27 

Fernando A Coelho Escreveu:
Foi-me muito útil o artigo de Fernando Melo “Brancos das Bágeiras: feitos para durar” publicado no Fugas de 26 de Maio (suplemento que, visto que resume no adjectivo “gastronómico” a principal qualidade do seu vinho, confesso ter ainda de parte pelo facto de incluir mais um texto onde vem de novo à baila o slogan do “melhor peixe do mundo”...).

Interessou-me desde logo no artigo a referência à sua propensão para o “minimalismo enológico” e ao facto de usar velhos tonéis de madeira (recordou-me produtores de Riesling da Mosela, alguns dos quais ainda usam tonéis dos anos ’50!).

- (1) acrescenta anidrido sulfuroso durante a vinificação? (2) quanto sulfuroso (total) se encontra, mediamente, no produto final?

Durante a vinificação utilizo nos brancos SO2 e nos tintos metabissulfito.
Os vinhos depois de engarrafados ficam em media nos 100 de sulfuroso total.

Citar:
- (3) tem demonstrações de interesse por parte de consumidores em visitar a Quinta das Bágeiras para lograr um melhor conhecimento dos seus vinhos, e eventualmente adquiri-los directamente? (4) pratica a venda directa?

Muitos consumidores visitam a Quinta das Bágeiras e nós gostamos de os receber pois assim temos a possibilidade de explicar como fazemos e porquê.
Vendemos directamente na adega.

Citar:
(ao dispor, com muito gosto, caso possam interessar-lhe referências sobre o sector em Itália - nomeadamente quanto a aspectos de viticultura e enologia)

MensagemEnviado: Sexta Jul 27, 2012 17:08 

Registado: Quarta Mar 11, 2009 11:12
MARIO SERGIO Escreveu:
Fernando A Coelho Escreveu:

Durante a vinificação utilizo nos brancos SO2 e nos tintos metabissulfito.
Os vinhos depois de engarrafados ficam em media nos 100 de sulfuroso total.

Citar:

Muitos consumidores visitam a Quinta das Bágeiras e nós gostamos de os receber pois assim temos a possibilidade de explicar como fazemos e porquê.
Vendemos directamente na adega.

Citar:

Agradeço-lhe as suas respostas aos meus pontos.

Parece-me interessante deixar-lhe referências de alguns produtores italianos que fazem brancos que se destacam bastante dos brancos comuns:

Josko Gravner - http://www.gravner.it (em ânfora)
Damjan Podversic - http://www.damijanpodversic.com
La Stoppa - http://www.lastoppa.it/index.php?obj=si ... &idprod=11

O link que inseri para La Stoppa refere-se ao Ageno: um branco potentíssimo que provavelmente poderá encontrar (os vinhos de La Stoppa são aí distribuídos por Os Goliardos http://osgoliardos.com/blog/; quem disse que um branco não tem taninos?!; passar ao decanter, deixá-lo respirar uma horinha).

Mantenha-se por cá, que aqui o fórum precisa de mais forças vivas - produtores de vinho que realmente dê emoção (para o que não dá...cada vez mais vai faltando o tempo!)

http://www.friendsofeurope.org

MensagemEnviado: Quinta Ago 02, 2012 14:52 

Registado: Sexta Fev 20, 2009 18:00
Por um conjunto de razões tenho sido relativamente pouco assíduo ( :oops: ) aqui no Forum o que, entre outras perdas, me proporcionou uma principal que foi a de não participar nas perguntas a Mário Sérgio Alves Nuno.

É uma das personalidades mais interessantes e, ao mesmo tempo, mais simples no trato e no acesso, que conheço e de que tenho conhecimento no mundo dos vinhos português.

Aproveito para recordar-vos uma inolvidável receção com almoço e prova de vinhos que ele me proporcionou, assim como a outros fotristas, na sua adega.

Abraço!

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)

MensagemEnviado: Sexta Ago 03, 2012 11:44 

e eu passei os últimos dias em viagens, provas, churrascos e aniversários, o que aliado à pouca rede que tenho no Vale da Teja, nãome permitiu acompanhar bem os últimos dias.

quero agradecer ao Mário Sérgio, de cujos vinhos sou fã, a sua presença no fórum, bem como os ensinamentos que partilhou connosco.

espero que ele continue por cá, e de vez em quando possa participar activamente

um abraço e mais uma vez muito obrigado

L(X)

[ 20 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído