Data/Hora: Sábado Maio 25, 2013 23:09

Todos os horários são GMT

responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Deacntar o vinho e voltar a colocá-lo na garrafa original
MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 11:41 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 11:09
Há dias falaram-me neste procedimento. Decantar o vinho, se tiver pé lavar a garrafa e voltar a lá colocar o vinho. Devo confessar que não concordo, mas gostava de ouvir a vossa opinião de "experts"

Assunto da Mensagem: Re: Deacntar o vinho e voltar a colocá-lo na garrafa original
MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 13:42 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
essa é a velha técnica do "double decanting"

serve muito bem para quando se tem muitos vinhos e poucos decanters.

costumo fazer para levar um vinho com depósito para qq lado onde não sei que condições terei, ou quando sei que o vinho beneficiará com o arejamento

o procedimento é

1) decantar normalmente
2) lavar a garrafa com água abundante para tirar o depósito
3) avinhar com o próprio vinho
4) voltar a colocar o vinho do decanter para a garrafa

tem como vantagens:

-- todo este ar apressa o processo de arejamento em algumas horas
-- pode-se exibir um rótulo famoso, em vez de um decanter anónimo
-- e é isso, tiranto o tal facto de poupar decanters

não é recomendável nem deixa de ser, é uma técnica mais, para usar com cuidado. há vinhos que não devem ser decantados nunca (ex vinhos velhos), logo não devem ser sujeitados a este processo,

Assunto da Mensagem: Re: Deacntar o vinho e voltar a colocá-lo na garrafa original
MensagemEnviado: Quarta Jul 04, 2012 14:14 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
JTMB Escreveu:
Há dias falaram-me neste procedimento. Decantar o vinho, se tiver pé lavar a garrafa e voltar a lá colocar o vinho. Devo confessar que não concordo, mas gostava de ouvir a vossa opinião de "experts"

Zé Tomaz, é a técnica usada normalmente pelas casas de Porto nas provas Vintage no ECV, por exemplo. Para servir 8 ou 10 vinhos, com 2 ou 3 três garrafas de cada é infinitamente mais prático que usar 30 decanters, ainda por cima sujeitos a enganos na manipulação e no serviço. E é sempre mais bonito admirar as garrafas originais que os vidros todos iguais.

MensagemEnviado: Segunda Jul 16, 2012 7:59 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 0:07
Eu uso frequentemente esta técnica quando tenho de levar vinhos para uma refeição fora de casa e quando sei que os vinhos podem apresentar depósito.
Infelizmente, contrariando o que diz o Xeltox, uso o método nos vinhos velhos. Em primeiro lugar porque tenho muitos e gosto de os partilhar ;) e
em segundo
porque se assim não fizer terei de os consumir só em casa o que nem sempre é possível. :(
Para evitar oxigenações demasiadas o que faço é: depois de decantado e passado de novo para a garrafa lavada, retiro o ar com a bomba.
Tem funcionado bem, ainda na semana passada funcionou com um quinta do Carmo do princípio dos anos 70.

JPM

MensagemEnviado: Segunda Jul 16, 2012 12:49 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
João Paulo Martins Escreveu:
Eu uso frequentemente esta técnica quando tenho de levar vinhos para uma refeição fora de casa e quando sei que os vinhos podem apresentar depósito.
Infelizmente, contrariando o que diz o Xeltox, uso o método nos vinhos velhos. Em primeiro lugar porque tenho muitos e gosto de os partilhar ;) e
em segundo
porque se assim não fizer terei de os consumir só em casa o que nem sempre é possível. :(
Para evitar oxigenações demasiadas o que faço é: depois de decantado e passado de novo para a garrafa lavada, retiro o ar com a bomba.
Tem funcionado bem, ainda na semana passada funcionou com um quinta do Carmo do princípio dos anos 70.

JPM

+ 1 (com vinhos de qualquer idade, quando é necessário decantar, especialmente
para levar o vinho da garrafeira de origem até o altar do sacrifício quando tenha depósito) . Evito no caso dos Borgonhas tintos, mas nesses casos muitas vezes põe-se o problema do depósito ...

Guilherme

[ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB