Data/Hora: Quinta Set 18, 2014 15:39

Todos os horários são GMT

responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Suor de cavalo
MensagemEnviado: Quinta Out 28, 2010 17:31 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
Num almoço frugal em Paris, hoje, pediram o segundo vinho d Ch. Margaux,
Pavillon rouge. Colheita 1995, das melhores. Bem vivo ainda, nada cansado. O que é Bordeaux num bom ano !

Suor de cavalo, como os douros, alentejanos e etc lusos de antigamente (sejamos
otimistas !). Mas não demasiado, no limite. A favor, ser um vinho muito equilibrado,
redondo e doce (sadio) no fundo, fruto da colheita muito boa. Mas os arreios e o suorzito estavam lá, dona betanomices pontificando na garrafa. Mas , como disse, no limite, e por ser o vinho muito equilibrado, foi bem. Acompanhou ostras e um
steak tartare (cada vez poem mais mostarda nesse preparpo, não sei porque, não gosto com muita mostarda) . Não foi caro. Fez o almoço.Sabores de antigamente, hoje não fazem mais vinhos assim . Eu prefiro que não façam ... mas sem preconceitos com um pouco de sujeira na adega, afinal ... desde que pouco e não desbalanceie o vinho.

Guilherme

Assunto da Mensagem: Re: Suor de cavalo
MensagemEnviado: Quinta Out 28, 2010 22:01 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 12:29
Guilherme Escreveu:
Pavillon rouge. Colheita 1995, das melhores. Bem vivo ainda, nada cansado. O que é Bordeaux num bom ano !

otimistas !). Mas não demasiado, no limite. A favor, ser um vinho muito equilibrado,
redondo e doce (sadio) no fundo, fruto da colheita muito boa. Mas os arreios e o suorzito estavam lá, dona betanomices pontificando na garrafa. Mas , como disse, no limite, e por ser o vinho muito equilibrado, foi bem. Acompanhou ostras e um
steak tartare (cada vez poem mais mostarda nesse preparpo, não sei porque, não gosto com muita mostarda) . Não foi caro. Fez o almoço.Sabores de antigamente, hoje não fazem mais vinhos assim . Eu prefiro que não façam ... mas sem preconceitos com um pouco de sujeira na adega, afinal ... desde que pouco e não desbalanceie o vinho.

Guilherme

O que é o antigamente ?

Esse é pior que o Vale Meão 2001 ?

MensagemEnviado: Sexta Out 29, 2010 1:02 

Registado: Quarta Ago 05, 2009 5:11
Alentejano Escreveu:

Guilherme Escreveu:
...

... pediram o segundo vinho d Ch. Margaux, Pavillon rouge.....Acompanhou ostras e um steak tartare

Sabores de antigamente, hoje não fazem mais vinhos assim . Eu prefiro que não façam ... mas sem preconceitos com um pouco de sujeira na adega, afinal ... desde que pouco e não desbalanceie o vinho.

Guilherme

O que é o antigamente ?

João Pedro

Lamento mas tu não podes perceber estas subtilezas enófilas. De qualquer forma vou tentar explicar.

"Antigamente" é um pouco de "sujeira", mas só "um pouco" tás a ver.

Há agora um equipamento de vinificação novo, inventado em Curitiba, que é o "sujeirómetro"

É muito caro e só os grandes Chateaux da Borgonha e de Bordeaux se podem dar ao luxo de comprar.

Usando esse "sujeirómetro" com conta peso e medida os enólogos possibilitam inéditas combinações enogastronómicas, tipo "polvo com La Tache" e "ostras com Chateau Margaux". :mrgreen:

Experimenta um cachorro quente com um bom Guigal. É mais ou menos na mesma linha.

MensagemEnviado: Sexta Out 29, 2010 7:48 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 18:13
Alentejano Escreveu:
Guilherme Escreveu:

Guilherme

O que é o antigamente ?

Esse é pior que o Vale Meão 2001 ?

JP, olha que o VM 2001 está em grande forma. Comprovei isso há umas semanas atrás.

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 0:01 

O Vale Meão 01 nada tem de suor de cavalo e é um vinho fomidável.

As ostras sabiam bem melhor que o Pavillon cavalariço ... " e pur si move", 8-)
algo assim.

O sommelier me oferecera um Bordeaux para as ostras. Aceitei, achando que era
branco. Mas era tinto. Daí optei pelo Pavillon rouge.

Aqui em Paris, mesas e mais mesas de gente comendo ostras nos restaurantes com
tintos. Não são americanos, por certo, nem belgas.

Uma questão de provar e sair do preconceito teórico da sebenta.

Guilherme

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 0:07 

Alentejano Escreveu:
O que é o antigamente ?

O tempo em que os efeitos da falta de higiene e outros
problemas (como o calor) de adega eram vendidos como virtudes,
ou ao menos, como algo inerente ao vinho.

Guilherme

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 1:09 

Hoje bo almoço, uma caça, uma ave que aqui chamam de "grouse", um
faisão menorzito em tamanho. Muito bom, carne firme, suculenta,
vermelha, bem feita sabor forte, uma beleza.
Muitos cogumelos salteados e batatinhas (as batatas eram fracas, deixei-as em paz). Para acompanhar, La Mouline 2006 (93-94 pontos). Ano difíicil, mas o vinho está muito bom,perfumado, bom corpo, com zimbros a sobressair, o que, como percebem, fechou perfeitamente com a caça.
E também com o prato da entrada, depois das terrines de aperitivo, noix de st. jacques com trufas da Borgonha
sobre um caldo levemente cremoso e alguns legumes. Quem diria um tinto com
cocquiles ... um Corton Charlemagne talvez fosse melhor. Ou um grande riesling do mosel (mas não havia teutos na carta). Na mesa os franceses
acharam que o tinto resolvia muito bem, com tudo, como resolveu.
Pensando bem, num certo sentido os grandes brancos da Borgonha são tintos descoloridos .

Guilherme

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 10:52 

Guilherme Escreveu:
Alentejano Escreveu:
O que é o antigamente ?

O tempo em que os efeitos da falta de higiene e outros
problemas (como o calor) de adega eram vendidos como virtudes,
ou ao menos, como algo inerente ao vinho.

Guilherme

Concordo com a da falta de higiene... mas lembro-me da fotografia que aqui coloquei e que certa pessoa cuidadosamente analisou e até afirmou que ali tudo parecia estar correcto. Não impede pois claro do "bicho" fazer parte do bouquet dos ditos vinhos, o tal "bicho" que para muitos puristas produtores é dito em viva voz quando se prova, ESTE VINHO TEM DEFEITO...

O calor, o que dizer do calor, calor para mim é quando bate o sol a mais de 42ºC... sempre existiu e sempre irá existir, esteve sempre presente e ainda está... e quantas e quantas adegas das pequeninas não tinham refrigeração no antigamente e eram Francesas, Espanholas, etc... penso que o calor de que fala não é um problema para quem sabe e sabia fazer vinho, os tais do antigamente que chegaram até nós revelam isso mesmo... grandes vinhos.

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 10:56 

Guilherme Escreveu:
Muitos cogumelos salteados e batatinhas (as batatas eram fracas, deixei-as em paz). Para acompanhar, La Mouline 2006 (93-94 pontos). Ano difíicil, mas o vinho está muito bom,perfumado, bom corpo, com zimbros a sobressair, o que, como percebem, fechou perfeitamente com a caça.
E também com o prato da entrada, depois das terrines de aperitivo, noix de st. jacques com trufas da Borgonha
cocquiles ... um Corton Charlemagne talvez fosse melhor. Ou um grande riesling do mosel (mas não havia teutos na carta). Na mesa os franceses
Pensando bem, num certo sentido os grandes brancos da Borgonha são tintos descoloridos .

Guilherme

Chablis de Pinot ? Puxa dessa nem o Adria se lembrava.... :lol: :lol: :lol: :lol:

PS: Já li n vezes o seu post e além da ligação entre um tinto e as ditas cocquiles o que traz de mais valia para a secção dos vinhos ou mesmo na secção dos sabores, é que ontem também bebi um Ch9 com 95 pontos a acompanhar uma galinha da india e o que ganham as pessoas em ficar a saber ?... :roll: a ok , bebeu um La Moline e comeu umas trufas... isso na minha terra tem um nome.

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 14:01 

Procurei mostrar com e exemplo que até nas melhores casas
se pode encontrar o suor de cavalo; que afinal não é uma questão
maior se não aparece muito. E mais umas combinações inusitadas e que
foram muito bem entre vinhos e comidas.

Se não convem que se postem aqui as boas experiências
que vamos tendo com vinhos e comidas, peço que me digam
das proibições, para que evite infringir os costumes da casa.

Não percebi porque tanta acidez volátil com o Alentejano,
talvez o calor. Espero que passe.

Abcs.

Guilherme

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 15:13 

Guilherme Escreveu:
Procurei mostrar com e exemplo que até nas melhores casas
se pode encontrar o suor de cavalo; que afinal não é uma questão
maior se não aparece muito. E mais umas combinações inusitadas e que
foram muito bem entre vinhos e comidas.

Se não convem que se postem aqui as boas experiências
que vamos tendo com vinhos e comidas, peço que me digam
das proibições, para que evite infringir os costumes da casa.

Não percebi porque tanta acidez volátil com o Alentejano,
talvez o calor. Espero que passe.

Abcs.

Guilherme

Então mas isso dos cavalos suados não era coisa lá no douro nos alentejos e lusos do antigamente, em que os defeitos eram vendidos como virtudes, e até fazia calor... Afinal um pouco de falta de higiene até é bom, mantém a virtude da coisa, é isso ?

E não é boa experiência, que muitos enólogos quando apanham o cavalo no vinho dizem que o vinho é inaceitável, que se fosse cá não passava e que tem defeito... como pode constar, enologicamente para muita gente não é uma boa experiência um vinho com cavalo suado.

PS: projecções não por favor.

MensagemEnviado: Sábado Out 30, 2010 17:51 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 0:07
Alentejano Escreveu:
Guilherme Escreveu:

Guilherme

Chablis de Pinot ? Puxa dessa nem o Adria se lembrava.... :lol: :lol: :lol: :lol:

PS: Já li n vezes o seu post e além da ligação entre um tinto e as ditas cocquiles o que traz de mais valia para a secção dos vinhos ou mesmo na secção dos sabores, é que ontem também bebi um Ch9 com 95 pontos a acompanhar uma galinha da india e o que ganham as pessoas em ficar a saber ?... :roll: a ok , bebeu um La Moline e comeu umas trufas... isso na minha terra tem um nome.

Não me parece nada desajustado vir aqui postar o que se bebeu se tal servir para discorrer sobre um assunto determinado (desde a relação vinho-comida) até ao estado de determinada colheita, etc, etc
Fundamentalismos são dispensáveis, se não caímos naquela triste situação de um telespectador que reclamou para o Provedor da RTP a criticar que J Bento dos Santos tenha falado em trufas no programa dele na TV.

Calma que o Natal está quase aí ;) e a gente anda cá para ser feliz. 8-)

JPM

MensagemEnviado: Domingo Out 31, 2010 16:46 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 18:50
Guilherme Escreveu:
Num almoço frugal em Paris...

Então Guilherme, vem a Paris, bebe La Mouline e Pavillon Rouge e nem convida os floristas autoctonos...
Isso não se faz! :lol:

MensagemEnviado: Segunda Nov 01, 2010 21:10 

Antonio Madeira Escreveu:
Então Guilherme, vem a Paris, bebe La Mouline e Pavillon Rouge e nem convida os floristas autoctonos...
Isso não se faz! :lol:

Tens toda razão, Antonio. Agora já não esqueço do Antonio em Paris.
Foi uma pena, pois no almoço da caça com La Mouline, no Au Petit Marguery, estive
só. Vou lá desde o tempo memorável dos Frères Cousin. Caiu levemente, com a saída deles, faz um tempinho. Mas ainda está em boa forma.

Abcs.

Guilherme

[ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: