Data/Hora: Sábado Abr 19, 2014 2:25

Todos os horários são GMT

responder  [ 87 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Painel de Brancos da RV de Setembro
MensagemEnviado: Terça Set 14, 2010 16:26 

Registado: Quinta Fev 26, 2009 10:38
Procurei por aqui mas, a não ser que tenha visto mal, ainda ninguém falou no painel de brancos.
Comprei ontem a RV mas só consegui esfolhear, ainda não consegui ler, e fiquei surpreendido com as pontuações.
Num ano em que a RV tem sido mais contida nas notas, não contaria ver tantos vinhos com 18 e 17.5.
Quer isto dizer que temos finalmente brancos de topo tão bons ou melhores que os tintos?

última vez editado por ngsm s Terça Set 14, 2010 23:26, editado 1 vez no total

Assunto da Mensagem: Re: Painel de Brancos da RV de Setembro
MensagemEnviado: Terça Set 14, 2010 16:49 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 14:33
ngsm Escreveu:
Procurei por aqui mas, a não ser que tenha visto mal, ainda ninguém falou no painel de brancos.

Estava admirado de ainda ninguém ter falado disso.
Já agora convém ler com atenção o editorial do Luis Lopes sobre essa matéria.

MensagemEnviado: Terça Set 14, 2010 19:35 

Registado: Quarta Ago 05, 2009 5:11
Este painel é constituído por quem ? Aparecem os nomes do LA e do JA nos textos. Alguém mais ?

MensagemEnviado: Terça Set 14, 2010 21:09 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 12:29
Comprei hoje no Pingo Doce... 8-)

Ainda bem que a RV ficou mais exigente nas notas que atribui aos vinhos, olha se fosse com os critérios do passado eram para aí uns três 19 e uma enormidade de 18 valores nesta prova... :mrgreen:

Para o selo melhor compra com 16,5 valores, 10€ é o valor máximo para o qual é atribuído esse selo ?

MensagemEnviado: Terça Set 14, 2010 23:35 

Registado: Quinta Fev 26, 2009 10:38
Reparei agora que estava disléxico. Queria dizer 18 e 17.5.
3 vinhos com 18
5 com 17.5
11 com 17.

Fui agora ver por exemplo o painel de brancos da RV de Outubro de 2008 e os 3 do top tiveram "apenas" 17.5.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 8:33 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
O painel é constituído poe membros da redacção da RV, a saber:

-- Luís Lopes
-- João Paulo Martins
-- João Afonso
-- Lujs Antunes, este vosso criado

De vez em quando há baixas, mas tentamos nunca ter menos do que 3 dos 4 presentes.

Devo dizer que após estes anos todos a sintonia é bastante grande, embora por vezes haja discordâncias.

Quando estas são irresolúveis, há um responsável pela escrita do painel que toma a decisão final.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 10:59 

Registado: Quarta Mar 04, 2009 17:19
joão geirinhas Escreveu:
ngsm Escreveu:

Estava admirado de ainda ninguém ter falado disso.
Já agora convém ler com atenção o editorial do Luis Lopes sobre essa matéria.

Em relação ao editorial e ao comentário no fim, andei ultimamente à folhear o 'Guia de Castas' da Jancis Robinson, originalemente publicado em inglês em 1996.
Não resito em deixar aqui algumas descrições.
Encruzado: Tende a produzir pequenas quantidades de vinho perfumado e bastante respeitável
Bical: Os vinhos têm boa acidez e podem ser levados a exibir um certo aroma em algumas versões varietais tranquilas
Arinto: mais vulgaremente encontrada nos brancos de cheiro e sabor penetrantes de Bucelas que por vezes nos trazem lágrimas aos olhos
Cerceal: ingrediente dos brancos alcoólicos da região do Dão
Fernão Pires: O seu aroma pode lembrar, ao de leve, couves cozidas

Parece que muito caminho foi percorrido em pouco tempo :D

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 11:16 

Há duas coisas que me impressionaram neste painel

A primeira foi o reconhecimento por parte da critica do estatuto de maioridade dos brancos portugueses.
Eu explico. Cresci e vivi muitos anos numa terra que se intitulava "país de tintos". E mesmo quando se começou a falar da melhoria dos brancos, a verdade é que os melhores destes ficavam sempre uns pontos abaixos dos melhores tintos. Veja-se a lista dos prémios de excelência em anos sucessivos e os poucos brancos que lá conseguiam entrar era 1 ou 2 em 30. Pelos vistos, esse panorama mudou e os brancos aparecem agora a disputar os níveis mais altos dos painéis. E com a vantagem de estarem substancialmente mais baratos que os do mesmo nível em tintos.

A segunda nota surpreendente nesta prova - que ainda não vi ninguém notar - foi a extraordinária prestação dos brancos do Dão que acumulam os três primeiros lugares. Boas prestações também de alguns vinhos do Douro, Alvarinhos, Bairrada... Em contrapartida, nota-se um certo apagamento dos vinhos do Alentejo, sobretudo comparativamente com provas anteriores do mesmo âmbito.
Consequências do clima vivido no ano 2009 ou uma tendência que será para ficar?

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 11:26 

Registado: Sábado Fev 14, 2009 22:17
joão geirinhas Escreveu:
A segunda nota surpreendente nesta prova - que ainda não vi ninguém notar - foi a extraordinária prestação dos brancos do Dão que acumulam os três primeiros lugares.

Estou muito curioso para saber quais......... :geek:

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 12:07 

Algumas notas curiosas:

1. Num painel desta dimensão não consigo encontrar aquela que sempre foi a referência dos vinhos brancos portugueses; o Redoma Reserva. Porquê ?

2.Se a memória não me atraiçoa e se estiver errado corrijam-me por favor, a RV fez uma prova dos melhores brancos portugueses algum tempo atrás. O Redoma Reserva era o primeiro e o Conceito foi o segundo, que aparece agora relegado para 10º lugar.
O que terá mudado ?

3. Não me surpreende nada a boa prestação do Dão. Sempre me surpreendeu no passado a prestação dos vinhos alentejanos, doces e pesados. O que mudou. Os vinhos ou o palato dos críticos ?

4. Após uma polémica um ano atrás em que à excepção de LA nenhum crítico arriscou aqui dizer preto no branco que tinha-mos GRANDES vinhos brancos parece que algo mudou da parte da crítica.

5.Gostava de saber a opinião do nosso sommelier João Pires, provavelmente a pessoa que mais habitualmente contacta com os grandes vinhos brancos do mundo e tem portanto um padrão de referência.

6. Continua a haver discrepâncias de preço qualidade assustadores nos vinhos portugueses e este painel é prova disso. Maritávora, 16 pontos, 27,5 €. Alvarinho/Chardonnay da DFJ, 5 € e os mesmos 16 pontos. Mas há mais muito mais. Coisas incompreensíveis.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 12:15 

Registado: Sexta Fev 13, 2009 11:09
Joel Carvalho Escreveu:
joão geirinhas Escreveu:
A segunda nota surpreendente nesta prova - que ainda não vi ninguém notar - foi a extraordinária prestação dos brancos do Dão que acumulam os três primeiros lugares.

Estou muito curioso para saber quais......... :geek:

- Condessa de Santar 2009
- Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2009
- Quinta da Pelada Primus 2009

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 12:41 

Eu depois de ter provado o Bétula 2008 por 4 vezes em que 3 delas estava acompanhado por foristas daqui e dali e nenhum disse bem do vinho, nem para temperar peixe deu, e ver agora esta nova colheita com nota superior ao Conceito, tive de me beliscar para ver se estava a sonhar... :mrgreen:

PS: Tenho sérias dúvidas que algum dos vinhos provados lá fora chegue aos 95 pontos (18 valores).

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 14:14 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 17:33
Jose_Carlos Escreveu:
1. Num painel desta dimensão não consigo encontrar aquela que sempre foi a referência dos vinhos brancos portugueses; o Redoma Reserva. Porquê ?

Porque o produtor entendeu enviar para prova o Redoma "normal". E como nós, no painel, não temos conhecimento dos vinhos que estamos a provar, só nos apercebemos disso depois. Mas não é crime, a Niepoort foi convidada a enviar um vinho e decidiu-se por esse, tudo bem.
Quanto ao motivo que terá levado o produtor a enviar o "segundo" vinho e não o primeiro, só ele poderá responder.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 14:29 

luis ramos lopes Escreveu:
Jose_Carlos Escreveu:

Porque o produtor entendeu enviar para prova o Redoma "normal". E como nós, no painel, não temos conhecimento dos vinhos que estamos a provar, só nos apercebemos disso depois. Mas não é crime, a Niepoort foi convidada a enviar um vinho e decidiu-se por esse, tudo bem.
Quanto ao motivo que terá levado o produtor a enviar o "segundo" vinho e não o primeiro, só ele poderá responder.

Agradeço a resposta e compreendo que se o produtor não envia pois o vinho não pode estar lá.

Infelizmente como o que ele não enviou era a referência no panorama vínico nacional fica a dúvida se, caso ele lá estivesse, também teria cedido perante a actual primazia do Dão.

Veremos se o produtor passa por aqui e diz alguma coisa.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 15:06 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 14:19
Alentejano Escreveu:

PS: Tenho sérias dúvidas que algum dos vinhos provados lá fora chegue aos 95 pontos (18 valores).

Pergunto-me porque?

Se ha uns achei que os pontos atribuidos (internamente) aos nossos vinhos estavam inflaccionados, tamnbem acho que hoje em dia muitos vinhos sao sub-valorizados e "esquecidos" la fora!!!!! Money talks.....

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 18:29 

Registado: Domingo Maio 17, 2009 15:31
ngsm Escreveu:
Comprei ontem a RV mas só consegui esfolhear, ainda não consegui ler, e fiquei surpreendido com as pontuações.
Num ano em que a RV tem sido mais contida nas notas, não contaria ver tantos vinhos com 18 e 17.5.
Quer isto dizer que temos finalmente brancos de topo tão bons ou melhores que os tintos?

Caros,

Gostei de ver a prova e gostei essencialmente de ver três vinhos do Dão em primeiro lugar. Contudo, fiquei desiludido pois não vi na prova outro grande vinho do Dão - Pedra Cancela Malvasia - Encruzado 2009. Quem sabe se em vez de três primeiros teríamos quatro primeiros? Mas o Pedra Cancela com uma vantagem... Custa quase metade do preço dos outros três!!!

Carlos Moura

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 18:59 

Se é para notar ausências, estranho ninguém ter referido ainda o Bágeiras Garrafeira... para mim um dos grandes brancos de Portugal e dos grandes ausentes da prova.

MensagemEnviado: Quarta Set 15, 2010 22:12 

Registado: Segunda Fev 16, 2009 20:20
Alentejano Escreveu:
Se é para notar ausências, estranho ninguém ter referido ainda o Bágeiras Garrafeira... para mim um dos grandes brancos de Portugal e dos grandes ausentes da prova.

Por acaso também notei essa falta.
Não sei se foi por falta de amostra ou a colheita de 2008 estar uns furos abaixo do 2007... :roll:

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 3:51 

Gus Escreveu:
Alentejano Escreveu:

Por acaso também notei essa falta.
Não sei se foi por falta de amostra ou a colheita de 2008 estar uns furos abaixo do 2007... :roll:

Também não encontro por lá o topo de gama do Esporão. Estive a ler. É um painel POLÉMICO, o que não deve ser interpretado pejorativamente ANTES PELO CONTRÁRIO.

Polémico pelas ausências, polémico face à lista dos GRANDES BRANCOS DE PORTUGAL do xarax e polémico pela disparidade de preços na RQP

Soalheiro Reserva 2007 ; Afundou-se
Anselmo Mendes 2005 ; ?????
Quinta do Ameal Escolha 2004 ; Cadê ?

Douro:
Gouvyas Reserva 2004 ; Sumiu-se
Redoma Reserva 2006 ; SUMIU-SE
Conceito 2008 _ Caiu para décimo, ou nono ex-aqueo se quiserem

Dão
Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2008 ; bateu certo
Quinta dos Roques Encruzado 2008 ; foi para ao fim da tabela

Bairrada
Quinta das Bágeiras 1994 ; deu-lhe um sumiço
Luis Pato Vinha Formal 2005 ; não consegui ficar nos dez primeiros

Alentejo
Esporão Reserva 2008 - SUMIU
Terrenus 2008 não consegui ficar nos dez primeiros

Sou sincero,não conheço a maioria das colheitas, mas estou surpreendido com o painel.
O problema muito provavelmente não será dele, mas dos vinhos que lhes chegaram ás mãos.

Se a prova foi ás cegas como diz o ilustre Luís Lopes, significa que há por aí mitos com pés de barro.

E produtores que jogam à defesa, preferindo não mandar os seus melhores vinhos e outros que pura e simplesmente não mandam Têm medo do quê ? Não confiam no painel ? Era o que mais faltava.

Aguardemos pois um futuro painel a doer. Com todos. Se os produtores não mandarem há muita empresa que terá gosto de os ceder numa parceria

Será um serviço que a RV prestará ao consumidor, todos nós, seus clientes.

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 4:53 

Registado: Sexta Fev 27, 2009 1:54
Pelo vistos, Santar triunfa.

O paradigma dos grandes brancos
lusos tem o rótulo da Dão Sul.

Quem imaginaria isso há alguns anos atrás ?

Afinal, uma referência do que Portugal tem de melhor ... :roll:

Guilherme

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 8:29 

Jose_Carlos Escreveu:
Se a prova foi ás cegas como diz o ilustre Luís Lopes, significa que há por aí mitos com pés de barro.

E produtores que jogam à defesa, preferindo não mandar os seus melhores vinhos e outros que pura e simplesmente não mandam Têm medo do quê ? Não confiam no painel ? Era o que mais faltava.

Pelos vistos o primeiro a não confiar inteiramente na seriedade do painel foi o meu amigo. O seu "se" coloca uma dúvida que já não é razoável. Qualquer leitor da RV, sabe que os painéis de prova na RV são sempre cegos. Isso já foi afirmado e reafirmado muitas vezes, também aqui neste forum.

Quanto ao resto, isto é, as classificações relativas de cada vinho, as eventuais decepções e ausências são espuma. É aquilo que chama a atenção de imediato mas, na minha opinião, não é o mais importante. E sobretudo não se esqueça que uma prova é apenas uma prova.

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 8:30 

Registado: Quinta Fev 12, 2009 10:15
Jose_Carlos Escreveu:
Polémico pelas ausências, polémico face à lista dos GRANDES BRANCOS DE PORTUGAL do xarax e polémico pela disparidade de preços na RQP

Soalheiro Reserva 2007 ; Afundou-se
Anselmo Mendes 2005 ; ?????
Quinta do Ameal Escolha 2004 ; Cadê ?

Douro:
Gouvyas Reserva 2004 ; Sumiu-se
Redoma Reserva 2006 ; SUMIU-SE
Conceito 2008 _ Caiu para décimo, ou nono ex-aqueo se quiserem

Dão
Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2008 ; bateu certo
Quinta dos Roques Encruzado 2008 ; foi para ao fim da tabela

Bairrada
Quinta das Bágeiras 1994 ; deu-lhe um sumiço
Luis Pato Vinha Formal 2005 ; não consegui ficar nos dez primeiros

Alentejo
Esporão Reserva 2008 - SUMIU
Terrenus 2008 não consegui ficar nos dez primeiros

Caro ZC,

não podes fazer as comparações assim. Os grandes brancos portugueses (GBP) tinham preocupações que este painel não teve. Uma delas, e a mais determinante para os resultados finais, de espalhar a escolha por todas as regiões mais importantes do país. Outra preocupação, de ter vinhos mais modernos e outros mais antigos, mostrando que são Grandes também porque envelhecem bem.

Neste painel nada disso acontece. Provamos topos de gama (ou o que os produtores quiseram enviar como topo de gama), normalmente da última colheita a ir para o mercado, o que significa neste momento muitos 2009.

Repara que se no GBP havia muitos vinhso de 2008 foi porque era o ano mais recente e tenho a convicção de que muitos daqueles vinhos não envelhecem assim tão bem. Os vinhos mais antigos foram escolhidos a dedo.

E quem esteve no painel ouviu as explicações de todos os produtores e/ou enólogos, participou numa discussão animada, o que era o objectivo. Não o de fazer ranking ou sequer afirmar que aqueles são os melhores 12 brancos portugueses. Isto é, se eu tiver que fazer um ranking (espero que não), se calhar há ali brancos nos 12 que nem ponho no top 50 do país.

Dito isto, também eu fiquei surpreso com os resultados do painel, acima de tudo duas coisas:

-- a extraordinária -- e consistente -- melhoria dos vinhos do Douro
-- a grande qualidade dos vinhos do Dão -- veremos se é consistente, já que é a primeira vez que acontece, enquanto o Douro tem vindo a subir sempre

tendo acabado de ler a mensagem do João Geirinhas, há mais uma surpresa evidente que salta à vista:

-- os resultados fabulosos deste painel: de quase 70 vinhos, temos 60 com 16 valores ou mais, ou seja, muito bons!!!

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 12:35 

joão geirinhas Escreveu:
Jose_Carlos Escreveu:

Pelos vistos o primeiro a não confiar inteiramente na seriedade do painel foi o meu amigo. O seu "se" coloca uma dúvida que já não é razoável. Qualquer leitor da RV, sabe que os painéis de prova na RV são sempre cegos. Isso já foi afirmado e reafirmado muitas vezes, também aqui neste forum.

Prezado João Geirinhas

Que fique claro de uma vez por todas. Posso não me ter exprimido da melhor forma, mas, já me conhece o suficiente, para saber que se tivesse alguma dúvida sobre a seriedade da RV o diria claramente. Como o disse aqui repetidas vezes não tenho.

Como o disse aqui também uma vez, uma pessoa que pessoalmente muito prezo e conhece bem o Sr Luis Lopes e que com ele trabalhou comentou-me que o Sr Luís Lopes é mais do que sério; tem uma "liturgia" da seriedade. Faz as coisas com todo o cuidado, cumprindo todas as regras com toda a transparência.

NÃO ERA SOBRE A RV, mas sobre o painel que eu falava.

Dizia eu, "se o painel foi ás cegas", mas deveria ter dito, "COMO" o painel foi ás cegas, para que não levantasse as suas habituais reticências face a tudo o que escrevo.

Bastava aliás alguma boa vontade interpretativa da sua parte, para se pode concluir pelo resto da minha frase e do post ; ...significa que há por aí mitos com pés de barro... ...E produtores que jogam à defesa...Têm medo do quê ? Não confiam no painel ? Era o que mais faltava.

Para que fique tudo muito claro prefiro obviamente a prova cega à prova não cega, MAS NÃO CONCLUO a partir daí que a prova não cega leve à falta de seriedade. Isso seria um absurdo.

Apenas entendo que a prova com o rótulo leva muitas vezes a resultados divergentes por razões inconscientes do provador.

última vez editado por Jose_Carlos s Quinta Set 16, 2010 15:23, editado 1 vez no total

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 12:52 

joão geirinhas Escreveu:

Quanto ao resto, isto é, as classificações relativas de cada vinho, as eventuais decepções e ausências são espuma. É aquilo que chama a atenção de imediato mas, na minha opinião, não é o mais importante. E sobretudo não se esqueça que uma prova é apenas uma prova.

Não posso deixar de ficar ATÓNITO e ESTUPEFACTO com a sua afirmação de que e passo a citar na íntegra; "Quanto ao resto, isto é, as classificações relativas de cada vinho, as eventuais decepções e ausências são espuma".

Para mim como consumidor e leitor da RV, É O MAIS IMPORTANTE, é para isso que compramos e lê-mos a revista. Se fosse espuma não perdia o meu tempo nem gastava o meu dinheiro.

Finalmente o artigo da revista não é MAIS UMA PROVA. É um extenso painel de vinhos, onde obviamente presumo que a RV convidou democraticamente todos os bons produtores de brancos do país.

É a prova da capa que diz " BRANCOS DE PORTUGAL, MELHOR DO QUE NUNCA" e é óbviamente o principal e grande artigo do número 250 da RV. São dez páginas no seu interior.

Finalmente os resultados finais do painel, levando a que muitos vinhos caros e consagrados tivessem sido ultrapassados por outros substancialmente mais baratos É SURPREENDENTE pela positiva.

Mas ainda bem. A seriedade leva-nos muitas vezes a ter surpresas.

MensagemEnviado: Quinta Set 16, 2010 13:11 

Registado: Sábado Mar 14, 2009 18:50
Parece que o Dão esta a ressurgir e que o Encruzado esta a confirmar o seu potencial. Dos 3 primeiros ja tive a oportunidade de provar o Primus (a Dão Sul não leveu os seus melhores vinhos a Feira de Nelas, so os de maoir consumo...) e gostei muito, tem uma tensão fantastica!
A maoir surpresa para min foi a classificação do Encruzado dos Roques, ja que nos tem habituado a voos mais altos.

Em relaçao ao Douro, para mim ja nao é surpresa a qualidade dos vinhos brancos durienses, são vinhos de que gosto muito pela sua mineralidade.
Na Bairrada, aparecem poucos no painel, mas tb se confirma que o Bical obtem ali optimos resultados.
Os Alvarinhos estão um pouco em baixo mas quem lê a RV ja sabia que 2009 foi um ano dificil pelos lados de Monção e Melgaço. Nada de anormal, o vinho é mesmo assim, ha sempre anos menos bons.
Nas regiões mais a sul é obviamente mais dificil produzir branco de alta qualidade mas la aparecem umas ilhas como a Serra de S.Mamede a tomar conta do recado.

Não conheci as primeiras fases de que fala o Luis Lopes no seu excelente editorial, mas ainda conheci a fase do abuso de madeira nova e outras maquilhagens, felizmente parece estar a passar.
Em conclusão fico contente pelo rumo dos vinhos brancos portugueses, cada vez mais puros e bons.

[ 87 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
MEDIA CAPITAL EDIÇÕES QUEM SOMOS | CONTACTOS | POWERED BY phpBB
© 2009 REVISTA DE VINHOS