Jose_Carlos Escreveu:
Polémico pelas ausências, polémico face à lista dos GRANDES BRANCOS DE PORTUGAL do xarax e polémico pela disparidade de preços na RQP
Soalheiro Reserva 2007 ; Afundou-se
Anselmo Mendes 2005 ; ?????
Quinta do Ameal Escolha 2004 ; Cadê ?
Douro:
Gouvyas Reserva 2004 ; Sumiu-se
Redoma Reserva 2006 ; SUMIU-SE
Conceito 2008 _ Caiu para décimo, ou nono ex-aqueo se quiserem
Dão
Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2008 ; bateu certo
Quinta dos Roques Encruzado 2008 ; foi para ao fim da tabela
Bairrada
Quinta das Bágeiras 1994 ; deu-lhe um sumiço
Luis Pato Vinha Formal 2005 ; não consegui ficar nos dez primeiros
Alentejo
Esporão Reserva 2008 - SUMIU
Terrenus 2008 não consegui ficar nos dez primeiros
Caro ZC,
não podes fazer as comparações assim. Os grandes brancos portugueses (GBP) tinham preocupações que este painel não teve. Uma delas, e a mais determinante para os resultados finais, de espalhar a escolha por todas as regiões mais importantes do país. Outra preocupação, de ter vinhos mais modernos e outros mais antigos, mostrando que são Grandes também porque envelhecem bem.
Neste painel nada disso acontece. Provamos topos de gama (ou o que os produtores quiseram enviar como topo de gama), normalmente da última colheita a ir para o mercado, o que significa neste momento muitos 2009.
Repara que se no GBP havia muitos vinhso de 2008 foi porque era o ano mais recente e tenho a convicção de que muitos daqueles vinhos não envelhecem assim tão bem. Os vinhos mais antigos foram escolhidos a dedo.
E quem esteve no painel ouviu as explicações de todos os produtores e/ou enólogos, participou numa discussão animada, o que era o objectivo. Não o de fazer ranking ou sequer afirmar que aqueles são os melhores 12 brancos portugueses. Isto é, se eu tiver que fazer um ranking (espero que não), se calhar há ali brancos nos 12 que nem ponho no top 50 do país.
Dito isto, também eu fiquei surpreso com os resultados do painel, acima de tudo duas coisas:
-- a extraordinária -- e consistente -- melhoria dos vinhos do Douro
-- a grande qualidade dos vinhos do Dão -- veremos se é consistente, já que é a primeira vez que acontece, enquanto o Douro tem vindo a subir sempre
tendo acabado de ler a mensagem do João Geirinhas, há mais uma surpresa evidente que salta à vista:
-- os resultados fabulosos deste painel: de quase 70 vinhos, temos 60 com 16 valores ou mais, ou seja, muito bons!!!